EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Momentos formativos de uma CEP de escola


1. Assessoria em terras distantes: nos dias 21 e 22 de julho, o Pe. José Benedito foi a Ji-Paraná (600 km de PVH) para assessorar encontro de lideranças juvenis da Paróquia São José. O tema do encontro: espiritualidade juvenil salesiana(EJS). Cerca de 28 jovens dos grupos da cidade estiveram presentes. A temática se desenvolveu em quatro núcleos: a força de um sonho; a parábola do Bom samaritano na vida dos jovens de nossos dias; as características centrais da EJS e relação entre EJS e a proposta da Pastoral de Juventude do Brasil: pontos em comuns. A dinâmica do encontro aconteceu por meio de cantos salesianos, de encenações sobre parábolas bíblicas e uma animada caça ao tesouro salesiano. A preocupação não era de falar sobre um tema salesiano, mas fazer os jovens viverem uma experiência salesiana de convivência, participação e alegria. O encontro realizou no Centro de Formação da Diocese. O pe. Bené teve o apoio logístico do jovem Augusto, aluno do CDB em processo de discernimento vocacional e do motorista Elysmadsom. A oportunidade serviu também para reencontrar algumas das antigas lideranças (em 1992, eram jovens em 1992, mas agora, na maioria casadas) Destaque para a acolhida e a fraternidade do Pe. Mário e do Pe. Moisés (o diretor estava em Manaus).



2. Semana Pedagógica em chave salesiano. Nos dias 27-29 de Julho, o CDB viveu a Semana pedagógica do segundo semestre. Temas iluminadores: Dom Bosco Fundador; Dom Bosco, amigos dos jovens, Dom Bosco Pastor, Mamãe Margarida, educadora salesiana.. A dinâmica envolveu a participação ativa especial no momento de oração e do bom dia/boa tarde, envolvendo salesianos e leigos. Foram apresentados encaminhamentos por parte do setor Pedagógico e do setor Pastoral. Ponto forte de formação foi o estudo de um texto do livro do Pe. Pietro Braido “Prevenir, não reprimir”, cap.11 “A educação do ‘bom cristão e honesto cidadão’ “ , trabalho orientado pelo diretor Pe. João Benedito.
No dia 29, aconteceu o programado encontro dos educadores envolvidos pela Rede Salesiana de Escola, reunindo três comunidades educativas dos SDB e FMA.



3. Lideranças em renovação: em junho foi efetivada a primeira avaliação dos líderes de turma, parte realizada por eles mesmos e parte pelos colegas. Da leitura deste material, surgiu a necessidade de confirmar alguns (a maioria) e de realizar nova votação para novos líderes em outras turmas. Algumas orientações norteadoras do serviço de liderança foram reafirmadas em documento específico. Foi re-apropriada a grade de compromissos do segundo semestre. Todos receberam exemplar do Boletim Salesiano, com brinde.



4. Corrida na cidade: no dia 06, aconteceu a já tradicional Corrida Ciclística do CDB. A participação envolvia a contribuição de um quilo de alimento não perecível.Todos os corredores portavam uma camiseta especial, fornecida pela direção. A proposta era aberta à participação da população da cidade. No inicio da movimentação, quebrou o carro de som, ocasionando uma caminhada silenciosa. mas a animação dos ciclistas foi a mesma. A iniciativa foi coordenada pelo Pe. Diretor, Pe. João.



5. Dia do Estudante: no dia 11 de agosto, desenvolveu-se a programação para o dia do Estudante. Foi uma proposta diversificada para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Depois de três tempos normais de aulas, os alunos foram envolvidos na música de DJ e de alunos pagodeiros, no sorteio de brindes, entre os quais uma bicicleta. O ensino fundamental também viveu uma cessão de filme de animação. Tudo correu em clima de alegria e participação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀