EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

MISSA DOMÉSTICA

A cada quarta-feira, o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Pe. Bira, faz visita às comunidades levando comunhão e unção dos enfermos aos doentes e idosos. Numa dessas ocasiões, os donos da casa anfitriã se encontravam no quintal que era separado dos demais por cercas; com a chegada do pároco, os vizinhos começaram a se aproximar. Iniciou-se a oração e o número de pessoas foi aumentando. Foi um momento oportuno para evangelização, uma vez que a maioria é afastada da vida comunitária da capela daquele bairro.

Conta o sacerdote que naquele momento lhe veio uma inspiração: “porque não realizar celebrações para essas pessoas que têm dificuldades de chegar à Igreja? São “afastados” porque são doentes, idosos, indiferentes, acomodados, não evangelizados, pagãos…”. E foi isso mesmo fez; lançou o desafio para algumas famílias, e neste dia 21/12 celebrou a primeira “missa doméstica” reunindo mais de 100 pessoas de diversas famílias em uma das ruas da comunidade (bairro) Nossa Senhora do Rosário em Manicoré (Am).

Algumas famílias, sobretudo envolvendo jovens e crianças, se empenharam na preparação de forma que a celebração aconteceu de forma bem preparada e organizada. O processo de preparação exigiu duas reuniões com as pessoas que estavam preparando a celebração, ocasião esta para esclarecer o sentido da liturgia, estimular ao surgimento de novas lideranças e incentivá-las a envolver o maior número possível de famílias católicas vizinhas, sobretudo daqueles que não participam da vida da Igreja.

No dia, antes da celebração, o sacerdote disponibilizou-se por alguns minutos para celebrar o sacramento da Reconciliação e, para surpresa, um número significativo de pessoas procuraram o confessor.

Com certeza para essas famílias o Natal deste ano começou mais cedo e bem diferente. Ficaram felizes! A presença de Deus era visível em cada um, expresso pelo entusiasmo sereno e alegria de estar ali participando… Acredito que este é verdadeiramente um caminho de evangelização, um meio eficaz para se fazer conhecer Deus, que motiva a uma caminhada espiritual, uma ocasião que alimenta a própria fé, impulsiona à solidariedade, à fraternidade, a vivenciar o Amor verdadeiro anunciado por Jesus.

Essa atividade pastoral extraordinária parece estar profundamente em sintonia com o que nos pede o Documento de Aparecida quando diz: “A renovação da paróquia exige atitudes novas dos párocos e dos sacerdotes que estão a serviço dela” (DA 201). E mais: “A primeira exigência é que o pároco seja autêntico discípulo de Jesus Cristo… Mas, ao mesmo tempo, deve ser ardoroso missionário que vive o constante desejo de buscar os afastados e não se contenta com a simples administração” (DA 201). E por fim estimula que os párocos sejam promotores e animadores da missionariedade nas comunidades e isso requer imaginação e criação de novas iniciativas, serviços, ministérios, pastorais (cf. DA 202).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀