EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

MENSAGEM DO REITOR MOR AOS JOVENS DURANTE A FESTIVIDADE DE SÃO JOÃO BOSCO

Para 31 de janeiro de 2018, a festa de Dom Bosco, o Reitor-Mor, Ángel Fernández Artime, durante sua visita a Indonésia e Timor, envia a mensagem tradicional aos jovens. Hoje ele diz: a felicidade que você procura é em Jesus Cristo.
“Meus queridos jovens: recebam minha saudação cheia de carinho e a promessa de minha oração por todos vocês. Assim como no ano passado, neste dia da festa de São João Bosco, 31 de janeiro, estou em outra parte do mundo. Desta vez na Ásia, Timor-Leste. A partir daqui, desejo me tornar presente nos mais diversos lugares do mundo, onde há jovens que vivem essa alegria de sentir que o Senhor deu Dom Bosco como Pai e Mestre da Juventude.

O encontro do papa Francisco com os jovens do Chile e do Peru, dias atrás, ainda é muito recente. Há também um grande movimento em torno da preparação do Sínodo dos Bispos, convocado sob o lema: “Juventude, fé e discernimento vocacional”. E o próprio Papa Francisco quer se encontrar na semana anterior ao Domingo de Ramos com delegações de jovens de todo o mundo, porque quer um “encontro onde vocês vão ser protagonistas, jovens de todo o mundo, jovens católicos e não-católicos, jovens Cristãos e outras religiões, e jovens que não sabem se acreditam ou não acreditam; tudo, para ouvi-los, para escutar diretamente, porque é importante que você fale, que não se deixe ficar em silêncio “.

Tudo isso me traz uma alegria imensa.

 

Vocês sabem de uma coisa? Quando eu vou para o “mundo salesiano”, nas mais diversas nações, e encontro vocês jovens, e vejo seus rostos, seus sorrisos, seus olhares sinceros, limpos e autênticos, eu digo a mim mesmo: o mundo e a Igreja, e nossa Família Salesiana e o Movimento Juvenil Salesiano em todo o mundo, têm um ótimo presente e um futuro maravilhoso.

Lembro-me que no ano passado eu escrevi para vocês para dizer, entre outras coisas, que acreditamos em vocês. Hoje, eu reitero a minha confiança total, e lhes digo mais. Não desistam, meus queridos jovens, de seus sonhos e ideais, embora às vezes não seja fácil para vocês. Continuem olhando ardentemente para a sua felicidade, mas essa felicidade profunda e autêntica, que irá fazer vocês se sentirem muito satisfeitos. Uma felicidade que está longe de tudo o que é superficial e vazio; longe de tudo o que é “usar e lançar” coisas, e com grande dor eu digo ‘às vezes pessoas’.

Gosto de lembrar, pensando em vocês, o que o Papa Bento XVI disse na época, quando ele escreveu para vocês: “Queridos jovens, a felicidade que vocês procuram, a felicidade que vocês tem direito de provar, tem um nome, tem um rosto: Jesus de Nazaré”. Alguém me perguntará se esta mensagem é válida mesmo para jovens não cristãos. Sim, eu digo a vocês. É válido para todos vocês, meus queridos jovens do mundo.
Olha, vou contar uma experiência de algumas semanas atrás. Visitei a Província Salesiana de Guwahati, em Assam, a leste da Índia, e fiquei profundamente impressionado, encontrando-me numa presença salesiana com jovens estudantes universitários de várias religiões (católicos, hindus e muçulmanos), para ver como eles se propuseram a rezar juntos o “Pai Nosso’. Fiquei emocionado. E os felicitei pelo que isso significava, porque aqueles jovens capazes de chamar Deus: Pai!, Ao Deus Único, são aqueles que serão capazes de construir um mundo de Paz, de verdadeira Justiça, de Fraternidade Universal.

O Papa Francisco expressou o mesmo em sua visita a Bangladesh: “Estou feliz de que junto com os nossos católicos existam muitos jovens muçulmanos e de outras religiões. Quando se reúnem hoje, mostram sua determinação em promover um clima de harmonia, onde eles alcançam os outros, apesar das diferenças religiosas”.

E é por tudo isso que me permito sugerir, de pedir, aos jovens do “mundo salesiano” e de qualquer outra realidade, abram seu coração a Deus e deixem-se surpreender por Ele. Deixe-o alcançar as profundezas de suas vidas. Vocês nunca ficarão desapontados. E façam a experiência do Encontro com Ele e rezem o máximo possível.

O Reitor-Mor pode pedir aos jovens do mundo por isso? Certamente. E faço isso em nome de Dom Bosco, que em comunhão com Deus os ama profundamente, e peço-lhe convicção profunda. Isso não nos acontece o que diz a Edith Stein (filósofa do século XX), ao falar de si mesma como adolescente quando disse que “havia perdido conscientemente e deliberadamente o hábito de rezar”. Convido vocês, meus queridos jovens, a cuidarem e promoverem essa experiência vibrante que é a oração como um diálogo com Deus.

E que continuem sendo generosos em sua vida, continuem oferecendo seu tempo e suas qualidades para muitas outras pessoas, continuem procurando a maneira de crescerem em sua vida interior e deixem-se serem ajudados e acompanhados por aqueles que podem lhe dar algo, porque já o viveram antes, esse presente que é estar aberto para ouvir e com um coração pronto para aceitar o que Deus, através do seu Espírito, sussurra para vocês nas profundezas de seu ser. Tenham confiança em Maria, a Mãe do Senhor, Mãe Auxiliadora. Ela irá acompanhá-los em todos os momentos de suas vidas, na encruzilhada das estradas e também nas dificuldades. Muito incentivo e nunca sejam desencorajados “porque a vida vale a pena viver com a cabeça erguida” (papa Francisco).

Com todo o carinho, sempre pai, irmão e amigo em Dom Bosco “.

Pe Angel Férnandez Artime

 

 

 

………………..
Fonte: http://salesianos.info/mensaje-del-rector-mayor-a-los-jovenes-en-la-festividad-de-san-juan-bosco/

Tradução: Vívian Marler – delegada para a Comunicação da Inspetoria São Domingos Sávio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀