O papa Bento XVI divulgou a mensagem para a XXIV jornada mundial da juventude que realizar-se-á no dia 05 de abril, domingo de Ramos, em todas as dioceses do mundo.
O tema central é a esperança, diz o Papa: "A crise da esperança atinge mais facilmente as novas gerações que, em contextos socioculturais privados de certezas, de valores e de sólidos pontos de referência, encontram-se a enfrentar dificuldades que são maiores que suas forças".
A partir deste apelo a mensagem se fundamenta no texto de 1 Tm 4,10. O papa exorta os jovens a não perderem a força do sonho, dos ideais e projetos. Os bens materiais, por melhores que sejam, não preenchem a vida dos jovens, por isso precisamos de de um fundamento que não passa, ou seja, Deus.
"É preciso, afirma o papa na mensagem, que os jovens se alimentem de Cristo e vivam imersos nEle, como o apóstolo Paulo". A mensagem termina com um forte chamado a Maria, mãe da Esperança, a Stella maris. Citando São Bernardo ele diz: "Nos perigos, nas angústias, nas perplexidades, pensa em Maria, invoca Maria… seguindo os seus exemplos não te perderás; invocando-a não perderás a esperança; pensando nela não cairás no erro. Amparado nela não escorregarás; sob a sua proteção nada recearás; com a sua guia não te cansarás; com a sua proteção alcançarás a meta".