EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Mensagem do Padre Natale aos Salesianos e membros da Família Salesiana

Manaus, 16 de agosto de 2019

Padre Natale Vitali, SDB. 

Conselheiro Regional para a América Cone Sul

Em visita extraordinária à Inspetoria São Domingos Sávio

 Aos Salesianos e membros da Família Salesiana

No 204° aniversário de nascimento de Dom Bosco

Queridos irmãos e irmãs, celebrar o aniversário de nascimento do nosso Pai e Mestre é levar o nosso coração as raízes salesianas e ao mesmo tempo saborear o presente e esperar um novo futuro.

Dom Bosco nasceu nas colinas de Castelnuovo d’Asti, na região de Turim, e cresceu como crescem as crianças, como uma árvore que afunda as raízes dos seus braços na terra materna. O pai morreu muito cedo, quando ele tinha apenas dois anos. Mas a mãe, Margarida, com mãos firmes e suaves, como asas de borboleta, arregaçou as mangas e deu-lhe como dom todas as qualidades que podem construir um homem forte, íntegro e confiável. Como as videiras daquela terra produzem e nutrem o seu fruto, que se tornará vinho e sangue de Deus sobre o altar, assim Mamãe Margarida nutriu seu filho com os valores humanos e cristãos.

O primeiro dom que Dom Bosco nos deixa é, portanto, a fé, fé que é confiança total. Aos dois anos, sua mãe tomou-o pela mão. Aos nove anos começou a sonhar. No sonho, Maria tomou-o pela mão e ele não a deixou mais. O sonho marcou seu caminho e João partiu. Jamais deixará de caminhar. Contudo, um sonho não é uma ilusão: é a força de viver. É ter um sentido e uma direção. Descobrir o próprio sonho significa, no fundo, responder à pergunta: “Então, o que é realmente importante para ti?”. O importante para João eram os pequenos, os adolescentes, os jovens. Ele intuía que era possível mudar o mundo, a começar de baixo.

No princípio houve um prado. Mais do que suficiente para a alegria de viver e de estar bem com os outros. Depois, foram as escolas e as igrejas […]. A mantê-las unidas, sempre um pátio, espaço livre de vida feliz. E João caminhava, com os sapatos corroídos e o chapéu na mão, para pedir aos ricos as migalhas caídas de suas mesas (cf. Mt 15, 27). Transformava as migalhas em pão e livros, que nutriam a vida e alma dos jovens. E Deus caminhava com ele. Porque não está no céu a olhar, mas a tomar pela mão os seus filhos.

Creio que o melhor título para uma vida de Dom Bosco seja “Joãozinho sempre em pé”. Mantendo-se solidamente seguro nas mãos de Deus, Dom Bosco não tinha medo de nada. Em 1864, João começou a construir, nos campos de Valdocco, um grande santuário a Maria Auxiliadora: “Cada tijolo desta igreja é uma graça concedida por Nossa Senhora a quem a invocou”. Afortunado também nisto, Deus lhe deu por mãe, a sua.

Alguns meninos pediram a João para ser como ele, isto é, gastar a vida pelos outros jovens em dificuldade. E assim nasceram os Salesianos em 1859. Quatro anos depois, João fundou as Filhas de Maria Auxiliadora, com Maria Domingas Mazzarello. Disse às primeiras delas: “Vocês farão para as meninas o bem que os Salesianos fazem para os meninos”.

Em 1875, João entregou o crucifixo aos primeiros dez salesianos que partiam como missionários para a América do Sul. Iam ser outros “Dom Bosco”, pseudônimo de João em outras partes do mundo. Estava cansado e não conseguia caminhar muito bem. Outros, porém, queriam caminhar em seu nome. Ele só pedia uma qualidade: deviam ter o seu coração.

Celebrar mais um aniversário de Dom Bosco é ser “Dom Bosco Hoje”. 

Feliz aniversário querido Dom Bosco!

Feliz aniversário aos “Dom Bosco hoje”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀