EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Mensagem de Bento XVI ao 12º Congresso Mundial das Novas Comunidades

Secretaria de Estado do Vaticano, 3 de novembro de 2006.


Sua Excelência,


Sua Santidade o Papa Bento XVI envia cordiais saudações aos membros das inúmeras comunidades, nascidas da corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica, reunidas em sua assembléia em Cachoeira Paulista, Brasil, para refletir sobre o tema “Novas comunidades para uma nova evangelização”. Ele também saúda com muita alegria os muitos bispos presentes que se reuniram para refletir sobre o tema “Carisma e Instituição: coessenciais”.



Como Sua Santidade disse aos membros dos movimentos eclesiais e novas comunidades reunidos na Praça de São Pedro na vigília do último Pentecostes: “Todo aquele que encontrou aquilo que é verdadeiro, belo e bom em sua vida – o verdadeiro tesouro, a pérola de grande valor – precisa partilhá-la em todo lugar, na família, no trabalho e em todos os contextos da sua vida” (Homilia das vésperas da Solenidade de Pentecostes, 3 de Junho de 2006). Não foi este testemunho novo, alegre e espontâneo, que depois se tornou proclamação, um impulso missionário inspirado pelo Espírito Santo que levou muitos fiéis leigos a se entregarem a uma vida cristã mais comprometida dentro de suas comunidades? Como resultado, disse também o papa na praça de São Pedro, eles podem “colaborar ainda mais, muito mais, no ministério apostólico universal, abrindo as portas para Cristo”. Este é o melhor serviço que a Igreja pode oferecer para homens e mulheres e em particular para os pobres: ajudar cada indivíduo a ter uma sociedade justa e uma coexistência pacífica entre as nações que encontraram em Cristo a pedra fundamental na qual a verdadeira evangelização, a civilização do amor, pode ser construída.



Falar da nova evangelização significa também falar sobre aqueles que irão levá-la adiante, pessoalmente, cada indivíduo cristão, aqueles que se encontraram com Cristo, porque “Ser cristão não é resultado de uma escolha ética, uma escolha particular, mas um encontro com um acontecimento, uma pessoa, que traz para a nossa vida um novo horizonte e um caminho decisivo” (Deus Caritas Est, 1). Para dar vida ao mundo, aquela verdadeira vida que está em Jesus Cristo, cada cristão tem que tornar-se Seu seguidor, deve fazer de Jesus o Mestre e Senhor de sua vida, deve entrar em comunhão profunda com Ele, e tornar-se íntimo dos Seus pensamentos, os quais encontramos na Sagrada Escritura.



No aguardo da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, que irá acontecer em Aparecida-SP, em maio de 2007, com o tema “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que Nele os povos tenham vida”, o Santo Padre expressa sua esperança de que o presente encontro, através da troca de experiências, reflexões e novas propostas, contribua efetivamente para a preparação deste evento eclesial tão significativo.



Entregando o trabalho desta conferência à intercessão de Maria, Mãe da Igreja, particularmente venerada no Brasil como Nossa Senhora Aparecida, Sua Santidade envia a todos os presentes sua especial benção apostólica.



Em particular saúdo esta iniciativa e desejo que ela tenha muito sucesso. Minhas saudações em Cristo,



Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀