EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Mensagem de Bento XVI ao 12º Congresso Mundial das Novas Comunidades

Secretaria de Estado do Vaticano, 3 de novembro de 2006.


Sua Excelência,


Sua Santidade o Papa Bento XVI envia cordiais saudações aos membros das inúmeras comunidades, nascidas da corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica, reunidas em sua assembléia em Cachoeira Paulista, Brasil, para refletir sobre o tema “Novas comunidades para uma nova evangelização”. Ele também saúda com muita alegria os muitos bispos presentes que se reuniram para refletir sobre o tema “Carisma e Instituição: coessenciais”.



Como Sua Santidade disse aos membros dos movimentos eclesiais e novas comunidades reunidos na Praça de São Pedro na vigília do último Pentecostes: “Todo aquele que encontrou aquilo que é verdadeiro, belo e bom em sua vida – o verdadeiro tesouro, a pérola de grande valor – precisa partilhá-la em todo lugar, na família, no trabalho e em todos os contextos da sua vida” (Homilia das vésperas da Solenidade de Pentecostes, 3 de Junho de 2006). Não foi este testemunho novo, alegre e espontâneo, que depois se tornou proclamação, um impulso missionário inspirado pelo Espírito Santo que levou muitos fiéis leigos a se entregarem a uma vida cristã mais comprometida dentro de suas comunidades? Como resultado, disse também o papa na praça de São Pedro, eles podem “colaborar ainda mais, muito mais, no ministério apostólico universal, abrindo as portas para Cristo”. Este é o melhor serviço que a Igreja pode oferecer para homens e mulheres e em particular para os pobres: ajudar cada indivíduo a ter uma sociedade justa e uma coexistência pacífica entre as nações que encontraram em Cristo a pedra fundamental na qual a verdadeira evangelização, a civilização do amor, pode ser construída.



Falar da nova evangelização significa também falar sobre aqueles que irão levá-la adiante, pessoalmente, cada indivíduo cristão, aqueles que se encontraram com Cristo, porque “Ser cristão não é resultado de uma escolha ética, uma escolha particular, mas um encontro com um acontecimento, uma pessoa, que traz para a nossa vida um novo horizonte e um caminho decisivo” (Deus Caritas Est, 1). Para dar vida ao mundo, aquela verdadeira vida que está em Jesus Cristo, cada cristão tem que tornar-se Seu seguidor, deve fazer de Jesus o Mestre e Senhor de sua vida, deve entrar em comunhão profunda com Ele, e tornar-se íntimo dos Seus pensamentos, os quais encontramos na Sagrada Escritura.



No aguardo da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, que irá acontecer em Aparecida-SP, em maio de 2007, com o tema “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que Nele os povos tenham vida”, o Santo Padre expressa sua esperança de que o presente encontro, através da troca de experiências, reflexões e novas propostas, contribua efetivamente para a preparação deste evento eclesial tão significativo.



Entregando o trabalho desta conferência à intercessão de Maria, Mãe da Igreja, particularmente venerada no Brasil como Nossa Senhora Aparecida, Sua Santidade envia a todos os presentes sua especial benção apostólica.



Em particular saúdo esta iniciativa e desejo que ela tenha muito sucesso. Minhas saudações em Cristo,



Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀