EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Maria: uma PRESENÇA transformadora.

Caros Membros da Família Salesiana estamos festejando Maria no nosso meio e por isso acredito oportuno partilhar com cada um de vocês algumas palavras sobre esta mãe tão boa que Deus colocou junto de cada um de nós nesta caminhada de fé.

Enquanto no mundo normalmente se celebra a devoção mariana no mês de maio, aqui no Brasil Maria escolheu o mês de outubro para ser homenageada pelos seus devotos. De norte a sul os brasileiros vibram com ela neste mês, tanto em São Paulo na basílica de Aparecida quanto no Círio em Belém do Pará, a presença de Maria estimula a cada um de nós a colocar-se em caminho com ela ao encontro com seu Filho Jesus.

Em modo particular aqui em Belém não tem como ficar indiferente diante de uma manifestação como esta, qualquer um se sente envolvido mesmo não querendo. Existem muitas explicações para um fenômeno como o do Círio, existem as explicações sociológicas para um agrupamento de tantas pessoas, existem as explicações psicológicas justificando a vinda de tantas pessoas necessitadas para pedir e tentar conseguir superar seus problemas… entre outras “explicações” possíveis. Mesmo se autênticas estas não são suficientes, quando alguém entra naquela procissão o que pode explicar o Círio? Quando alguém se martiriza naquela corda qual é a explicação que justifica tal sofrimento?

Somente quem participa pode entender o Círio. Somente quando se começa a caminhar com aquela multidão é que podemos “entender” o Círio. Naquele momento todas as racionalizações caem por falta de consistência, não deixam de serem validas e autênticas, mas insuficientes. Naquele momento o que move aquelas pessoas é a PRESENÇA de MARIA. Quem se coloca naquele caminho sente que Maria está presente e de braços abertos para acolher todos os sentimentos que um filho qualquer colocaria diante da própria mãe e da mesma forma que a emoção rola quando nos encontramos com alguém que amamos assim também o Círio é marcado por tantas emoções diferentes segundo a situação de cada um, mas o que une a todos é aquela PRESENÇA escondida atrás daquele manto que carrega a cruz de Cristo e escondida atrás do próprio filho Jesus apresentado diante de seu peito no lugar do próprio coração. Assim, Maria desaparece para que apareça a FAÇE de DEUS.

No evangelho da festa se escuta a famosa narração das Bodas de Caná, onde Jesus realizando seu primeiro milagre transforma água em vinho provocando a fé dos seus primeiros discípulos. Nesta narração se pode perceber com atenção que “a mãe de Jesus estava presente”, não é acaso que Maria venha antes de Jesus e seus discípulos, ela precede a vinda de seu Filho, ela prepara o caminho para a acolhida deles. Como na festa de Caná também hoje Maria com sua ternura prepara a vinda de Deus nos nossos corações.

Um outro elemento importante da PRESENÇA de Maria nesta festa é a sua capacidade de acompanhar o que estava acontecendo à sua volta, e perceber que faltava vinho, apresentando à Jesus esta necessidade: “eles não têm mais vinho”. Este é realmente um modo muito bonito de rezar, colocar-se como intercessor dos outros. Da mesma forma Maria hoje está atenta diante das carências do mundo se colocando como intercessora diante de seu Filho Jesus.

Enfim, é sempre ela a convocar os “Servos” a se colocarem com generosidade diante de Jesus: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Apesar de que, se Jesus não encontrasse disponibilidade nestes servidores o milagre talvez não tivesse sido possível. E estas pessoas desconhecidas, que estavam na festa não para festejar, mas para trabalhar foram os verdadeiros protagonistas desta festa que teve um vinho tão bom para manter a alegria dos participantes: “os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água”. 

Da mesma forma que Maria cada um de nós, como salesianos, somos chamados a nos colocarmos em modo disponível e generoso diante das necessidades de nossos jovens apresentando à Deus suas carências e preparando nos seus corações a vinda de Jesus, sendo como Maria aquela PRESENÇA discreta que antecede a PRESENÇA de Deus. O refrão do salmo que acompanha as leituras desta festa canta estas palavras: “Que o rei se encante com vossa beleza”. Também nós devemos não somente se colocar diante de Deus como intercessores dos jovens, mas cultivar uma “veste” repleta de beleza que O agrade, apresentando nosso coração plenamente belo e como oferenda agradável diante de Deus. 

Assim, nos resta pedir a Nossa Senhora que nos ajude a crescer na proximidade de Deus para transformar nossos corações, para que através de uma abertura generosa à voz de Deus possamos colocarmo-nos em modo disponível ao serviço dos irmãos.

Que Maria continue animando nossa caminhada de fidelidade ao carisma salesiano assumido em nossas promessas: “Maria Auxiliadora, Mãe da Igreja e da humanidade. Ela cooperou na missão salvífica do Salvador e continua a fazê-lo também hoje como Mãe e Auxiliadora do Povo de Deus” Art. 26 PVA.

Com todas as bênçãos de Deus pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré Auxiliadora dos jovens da nossa Região Norte,

Pe. Sinval Marques Pereira
Delegado da Família Salesiana – BMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TORNEIO DE AMIZADES

Desde a origem na obra salesiana Dom Bosco, falou e promoveu sobre a importância de cultivar as boas amizades. E afirmou a sua famosa frase:

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀