EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Maria missionária

“Maria partiu apressadamente à casa de Isabel”

“A casa de Isabel” (Lc 1,40) é um ícone do encontro missionário. Ali Maria foi com presa, quer dizer, ela tinha interesse de chegar logo, pois, sua parenta estava grávida e necessitava de ajuda porque era idosa. Maria, pelo menos Lucas deixa esta abertura para pensarmos, não vai à casa de Isabel com o objetivo de falar de si, mas sim pelo desejo de servir, movida pela notícia que lhe dissera o Anjo: “Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice” (Lc 1,36). A visita de Maria missionária marca o ideal do encontro entre o Senhor que chega no silêncio e transforma desde dentro a vida de quem o acolhe.

Isabel acolhe Maria com surpresa: “Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,43). Nesta pergunta, que também é uma exclamação, se revela a alegria de quem recebe a Boa Noticia que Maria carrega no ventre e a surpresa. Expressões próprias de Lucas. Também no relato da aparição no caminho de Emaús os discípulos ficam alegres e surpresos (Lc 24, 41b). Ambos sentem o coração arder e abrem os olhos ao ver o senhor partir o pão (Lc 24,36). É também alegria e surpresa. Isabel quando escuta a saudação de Maria sente a criança se mexer de alegria (Lc 1,44). Somente quando o Senhor fala no interior da pessoa é possível sentir alegria e surpresa porque a paz se faz realidade (Jo 20,19).

Também hoje a saudação do ressuscitado continua a mover nossas histórias. Há uma expectativa nesta sociedade materialista e fria. Busca-se uma saudação que de fato surpreenda o ser humano viciado na indiferença e na velocidade do tempo. Espera-se uma presença que aqueça a vida de tantos abandonados. É o Senhor que preenche o vazio que o consumo exacerbado plantou em nossos corações.
Maria segue sua missão de levar ainda hoje o ressuscitado que alegra e surpreende. É fato que a religiosidade popular Mariana não é fechada, mas aberta aos outros. Quem venera Maria se abre a missão do seu Filho. Bem diz o Documento de Aparecida: “Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Ela, da mesma forma como deu à luz o Salvador do mundo, trouxe o Evangelho à nossa América e Caribe”(n. 269).

Esta realidade nos move hoje à missão. Não aquela visita sem compromisso, mas aquela capaz de surpreender quem está desencantado ou voltado para o próprio umbigo. Uma visita que alegra e rejuvenesce porque gera nova vida. A missão é uma atitude que transforma o ser humano desde dentro, seja quem comunica seja quem recebe. A pessoa que vai ao encontro do outro carrega a Palavra sem medo e não mede esforços. É a perene gravidez que suscita no missionário e missionária o ardor evangélico e o diálogo da paz.

No carisma salesiano a figura materna de Maria é também um ícone que nos empurra para a missão. Dom Bosco vivenciou vários títulos marianos sempre na busca de compreender a mensagem do Evangelho: Nossa Senhora da Anunciação que aparece a Joãozinho aos nove anos pousa carinhosamente a mão sobre sua cabeça assegurando-lhe a presença educadora; Nossa Senhora da Assunção, em relação ao processo de crescimento espiritual do cristão rumo ao céu (Col 3,1); Nossa Senhora do Rosário, em sintonia com a contemplação dos Mistérios do Senhor; Nossa Senhora do Castelo, em plena referência a maternidade de Maria; Nossa Senhora das Dores, que sente compaixão pelo filho que sofre. Diante da imagem da Mãe das Graças o jovem seminarista Bosco pedia discernimento para ser um padre diferente e cheio de ardor evangélico; Virgem da Consolata, como a Mãe que consola o filho nas aflições; Virgem Imaculada Auxiliadora dos cristãos, aquela que nos socorre nos tempos difíceis. Em todas estas devoções estava muito presente a figura da Mãe. Na hora da morte ele tinha forças apenas para dizer mãe, mãe, mãe. Ali se revelava toda sua experiência filial e confiança na Senhora pastora que tudo fez na sua vida.

Segue, portanto, nosso esforço de filhos e filhas para continuar a visita “a casa de Isabel”. As casas de tantas pessoas que em nossas comunidades estão muitas vezes fechadas, amedrontadas e marcadas pelo abandono. Precisamos, a exemplo de Maria, sair apressadamente ao encontro das “casas” para servir. O Espírito que recebemos no dia do batismo nos enche de força para a missão além de nossas estruturas e comodidades. Ressoa, por conseguinte, as palavras do Ressuscitado”Não tenhais medo” (Mt 28,10).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀