EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Marauiá celebrando a vida

Maruiá/AM – Sábado dia 02 de abril a comunidade da missão Marauiá comemorou com muita alegria a festa de aniversário da professora Francisca de Batista Sampaio. Os Cinqüenta anos por ela celebrados foram comemorados com cantos, danças e tantas outras homenagens preparadas pelos professores, alunos, comunidade Yanomami e alunos do magistério.

Desde o início do dia todos se organizavam para fazerem uma bonita festa. Enquanto a professora seguia a rotina de seus afazeres, os demais, de forma sigilosa, preparavam o ambiente, as comidas e as homenagens a serem apresentadas. Depois de tudo preparado, às 18:00h, a comunidade do Xapono (aldeia) em fileira, como fazem nos dias de festa, se dirigiram para o palhoção, passando em frente a casa dos professores dançando e entoando cantos Yanomamis.Cada comunidade fez sua homenagem que consistiu em danças, cantos, poesias, discursos e outros. Os tuxauas (chefes da comunidade) fizeram uma apresentação do ritual de acolhida e de como realizam o ritual do Hecura (para espantar os espíritos maus). O clima foi de muita alegria, como se diz na língua yanomami a festa foi totihitawe (bonita, muito boa).

Na segunda dia 04, com a chegado do Pe. Justino a festa teve continuidade com a celebração da missa. Junto com os alunos do Magistério realizamos uma bonita celebração dando graças pela vida. Logos após seguimos com um momento de convivência, brincadeiras e jogos.

Professora Francisca trabalha há 6 anos em Marauiá. Tem se dedicado com muito amor e determinação na educação desse povo. Mulher de espírito forte, indígena da etnia Tucano, sobre ela rogamos as bênçãos de Deus e a Proteção da Virgem Auxiliadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀