EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2007 é apresentado

O Manto é um dos ícones do Círio mais aguardados pelo povo, pois é a roupa exclusiva de Nossa Senhora de Nazaré para a sua Festa e todos a querem ver “impecável”. Ao mesmo tempo, todos os anos, o Manto confeccionado para envolver a Santa é sempre reservado com muito cuidado pela Diretora da Festa, até o dia da apresentação; os detalhes sobre o Manto são guardados a sete chaves, justamente para que o momento seja realmente especial.



Em mais uma etapa que precede o Círio de Nazaré 2007, a Diretoria da Festa de Nazaré realizou no dia 9 de outubro, durante a Missa das 18h, a apresentação do Manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no Círio 2007, na Basílica Santuário. E este ano, uma novidade: os devotos de Nossa Senhora puderam conhecer o Manto em primeira mão, assim como foi na apresentação do Cartaz do Círio 2007. A cerimônia de apresentação foi aberta a todo o público. Na ocasião, estiveram presentes o Arcebisbo de Belém, Dom Orani João Tempesta, todos da Diretoria da Festa, patrocinadores oficiais, imprensa e convidados. O Manto foi apresentado após a oração, depois da comunhão.


Manto 2007 – A pessoa responsável a fazer o Manto é sempre escolhida pelo casal coordenador do ano em curso, que juntamente com o presidente da Diretoria, são os únicos com o privilégio de vê-lo e acompanhar o processo de criação durante o ano. Regina Ventura, esposa de José Ventura, diretor coordenador da Festa de Nazaré 2007/2008, diz que não existem grandes critérios para a escolha. “Os critérios dependem de cada casal. Basta já ter conhecido o trabalho do estilista, a sua sensibilidade, dedicação e envolvimento com o Círio, além da doação, tempo e talento para a confecção da peça. Sobre a criação, a única exigência é que o manto siga o tema escolhido pelo casal coordenador, o resto é inspiração e criatividade do artista. Porém, o essencial de tudo é que o Manto seja feito com fé e muito amor para que o resultado seja o mais belo”, explicou Regina.



No Círio 2007, o artístico Manto que tradicionalmente adorna a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, terá motivo inspirado na “rosácea” que fica na parte frontal da Basílica Santuário. Moldada em mármore e encravada por painéis de vidro colorido da Casa Quentin de Florença, a peça que fica mais bonita ainda quando vista à luz do Sol pelo lado interno no templo, deixa transparecer uma dúzia de pétalas com um rosto de anjo em cada extremidade. Cinco destas pétalas serão tomadas para ilustrar o novo Manto, cujo desenho foi idealizado por Mízar Bonna, com o tema Missionariedade, inspirado na Campanha da Fraternidade e no próprio Círio. A confecção ficou por conta da renomada estilista paraense Enid Almeida, que, inclusive, confeccionou também o Manto usado pela Santinha em 2003.



Concretamente, o Manto 2007 reproduzirá o Brasão d’Armas de Dom Orani João Tempesta relacionado com motivos amazônidas, evidenciando as raças habitantes da nossa Região. Para a Diretoria da Festa o Manto, que foi doado pelo casal Antônio e Cléa Farah, tem valor inestimável.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀