EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2007 é apresentado

O Manto é um dos ícones do Círio mais aguardados pelo povo, pois é a roupa exclusiva de Nossa Senhora de Nazaré para a sua Festa e todos a querem ver “impecável”. Ao mesmo tempo, todos os anos, o Manto confeccionado para envolver a Santa é sempre reservado com muito cuidado pela Diretora da Festa, até o dia da apresentação; os detalhes sobre o Manto são guardados a sete chaves, justamente para que o momento seja realmente especial.



Em mais uma etapa que precede o Círio de Nazaré 2007, a Diretoria da Festa de Nazaré realizou no dia 9 de outubro, durante a Missa das 18h, a apresentação do Manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no Círio 2007, na Basílica Santuário. E este ano, uma novidade: os devotos de Nossa Senhora puderam conhecer o Manto em primeira mão, assim como foi na apresentação do Cartaz do Círio 2007. A cerimônia de apresentação foi aberta a todo o público. Na ocasião, estiveram presentes o Arcebisbo de Belém, Dom Orani João Tempesta, todos da Diretoria da Festa, patrocinadores oficiais, imprensa e convidados. O Manto foi apresentado após a oração, depois da comunhão.


Manto 2007 – A pessoa responsável a fazer o Manto é sempre escolhida pelo casal coordenador do ano em curso, que juntamente com o presidente da Diretoria, são os únicos com o privilégio de vê-lo e acompanhar o processo de criação durante o ano. Regina Ventura, esposa de José Ventura, diretor coordenador da Festa de Nazaré 2007/2008, diz que não existem grandes critérios para a escolha. “Os critérios dependem de cada casal. Basta já ter conhecido o trabalho do estilista, a sua sensibilidade, dedicação e envolvimento com o Círio, além da doação, tempo e talento para a confecção da peça. Sobre a criação, a única exigência é que o manto siga o tema escolhido pelo casal coordenador, o resto é inspiração e criatividade do artista. Porém, o essencial de tudo é que o Manto seja feito com fé e muito amor para que o resultado seja o mais belo”, explicou Regina.



No Círio 2007, o artístico Manto que tradicionalmente adorna a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, terá motivo inspirado na “rosácea” que fica na parte frontal da Basílica Santuário. Moldada em mármore e encravada por painéis de vidro colorido da Casa Quentin de Florença, a peça que fica mais bonita ainda quando vista à luz do Sol pelo lado interno no templo, deixa transparecer uma dúzia de pétalas com um rosto de anjo em cada extremidade. Cinco destas pétalas serão tomadas para ilustrar o novo Manto, cujo desenho foi idealizado por Mízar Bonna, com o tema Missionariedade, inspirado na Campanha da Fraternidade e no próprio Círio. A confecção ficou por conta da renomada estilista paraense Enid Almeida, que, inclusive, confeccionou também o Manto usado pela Santinha em 2003.



Concretamente, o Manto 2007 reproduzirá o Brasão d’Armas de Dom Orani João Tempesta relacionado com motivos amazônidas, evidenciando as raças habitantes da nossa Região. Para a Diretoria da Festa o Manto, que foi doado pelo casal Antônio e Cléa Farah, tem valor inestimável.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀