EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Manifestação juvenil salesiana junto à Maria Auxiliadora

Porto Velho/RO – Pela Lei nº. 190 de 14 de outubro de 1980, o Prefeito de então declara feriado municipal religioso os dias 24 de janeiro dedicado a São Francisco de Sales, 24 de maio, dia dedicado à padroeira do município, NOSSA SENHORA AUXILIADORA e dia 02 de outubro à Santa Terezinha do Menino Jesus padroeira das missões; além da Sexta Feira Santa. Faz bem lembrar que a acima mencionada lei tem seu fundamento também neste município; na Lei Federal nº. 605 de 05 de janeiro de 1949; portanto nossos irmãos e irmãs das primeiras horas da nossa história e ação educativo-evangelizadora neste território, já iniciaram desde então a contribuição da devoção mariana no estilo salesiano.

Programação Extensa:

No dia 20 de maio foi realizada uma sessão solene na câmara dos vereadores em homenagem à Padroeira, com a presença das ex-alunas das FMA e dos alunos do Colégio Dom Bosco, do Instituto Maria Auxiliadora, do Instituto Laura Vicuña, do Centro Salesiano do Menor e do Centro Social Madre Mazzarello, todos acompanhados por um grupo de educadores e irmãs.

No dia 21 de maio foi celebrada, sob a presidência do Pe. Felipe (Salesiano pároco de Fátima/Areal) e concelebra pelo Pe. Gualberto (Salesiano diretor do Colégio Dom Bosco), no auditório da Catedral uma Eucaristia com a presença dos alunos e educadores: do Colégio Dom Bosco, do Instituto Maria Auxiliadora, do Instituto Laura Vicuna, jovens da Paróquia de Fátima, do Centro Salesiano do Menor e do Centro Social Madre Mazzarello; foi um momento de manifestação juvenil salesiana à mãe Auxiliadora-padroeira e de integração na continuidade da construção das Redes Salesianas de Escola e de Ação Social presentes no Estado de Rondônia.

Não faltou o gesto simples dos Salesianos Cooperadores de Candeia do Jamari, que quiseram realizar um retiro espiritual para renovação do seu compromisso de ação e crescimento salesiano no dia 22 de maio/2008, por estarmos no período dos festejos da mãe Auxiliadora. Gesto que os levou a renovarem a vontade de continuar ser presença salesiana naquela região, agora embalados pelos capítulos VII e VIII do documento de Aparecida e permeados pelo carisma salesiano na dimensão laical reafirmado para o mundo na última jornada da família salesiana realizada em janeiro de 2008 na casa geral salesiana em Roma. O Pe Bira, delegado inspetorial para a família Salesiana presidiu a celebração eucarística naquele retiro, quando os doze SSCC (12) renovaram seus compromissos, apresentando doze (12) jovens, candidatos à formação e acompanhamento.

No dia 24 a partir das 16h30 aconteceu a grande procissão saindo do Instituto Maria Auxiliadora rumo à Catedral com a presença de grande número de pais, mães, ex-alunos /as e alunos das obras salesianas (FMA/SDB) de Porto Velho além de educadores e devotos em geral. Dom Moacyr bispo diocesano, o pároco da catedral e outros sacerdotes estiveram presentes na procissão além dos SDB. A celebração eucarística de encerramento aconteceu em frente à catedral e foi presidida pelo bispo diocesano. Os MCS deram sua cobertura nesta ultima manifestação com muita ênfase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀