Por Renan Pinheiro
Com o tema “Com Maria, promovendo a cultura da não violência”, a família Salesiana realizou na tarde deste sábado, 26/05, a Manifestação Mariana Salesiana 2018, que aconteceu na quadra do Colégio-Paróquia Dom Bosco-Centro. Cerca de 300 pessoas, dentre elas jovens e religiosos, se reuniram para celebrar Nossa Senhora Auxiliadora.
A acolhida ficou por conta do jovem Reinilson Paes da Articulação da Juventude Salesiana-AJS, que deu as boas vindas a todos os presentes. A animação ficou por conta da banda do Pró-Menor-Dom Bosco.
Após o início da manifestação deu-se início a celebração solene, presidida pelo Vigário Inspetorial, padre Reginaldo Cordeiro e concelebrada pelos padres José Ivanildo e Luís Laudato. Durante a homilia, leigos e religiosos partilharam alguns tipos de violência em alusão ao tema da Manifestação.
O casal, Helem e Marcelo falaram sobre a violência familiar, em seguida a Ir. Iran, FMA, apresentou a violência nas mídias digitais, hoje mais conhecidas como “fake News”. Representando o Pró-Menor Dom Bosco, a assistente social, Jane, enfatizou sobre as mulheres, vítimas de violência. Sobre os temas voltados para a violência contra a diversidade, o jovem Paulo Gabriel, pré-noviço salesiano destacou o tema da violência contra os negros, a jovem universitária Jéssica Gonçalves sobre a violência indígena e o assistente administrativo João de Brito Gomes, a violência contra os homossexuais. Padre José Ivanildo concluiu a homilia destacando a gestação de paz na importância de sermos construtores da paz.
Após a comunhão, jovens da Paróquia São José Operário-Leste realizaram a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, mostrando faixas que reapresentavam palavras em sinal de repúdio sobre as atitudes do homem. Sendo substituídas pelas atitudes de Maria.
Finalizando a Manifestação foi servido o tradicional picolé, refrescando os participantes na tarde quente do sábado.