EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

MANAUS CEDIA O III CONGRESSO AMAZÔNICO DE UNIVERSITÁRIOS CRISTÃOS

Por COMSOC / ISMA – Pe Marcelo Maciel –

Manaus recebeu no último final de semana (de 8 a 10 de julho) o “III Congresso Amazônico de Universitários Cristãos” que reuniu jovens de Macapá, Parintins, Santarém, São Paulo, Bahia, Minas e Florianópolis para debaterem sobre a “A Missão da Pastoral Universitária na Amazônia”.

Os universitários, padres, religiosos, missionários, seminaristas, professores e colaboradores puderam partilhar da convivência e de reflexões sobre o lema “Somo fé, ciência e solidariedade que transforma”.

E com o “Somo Fé!” o congresso foi iniciado com uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus, que convidou os jovens universitários a serem profetas no mundo acadêmico.

Ao longo dos dias aconteceram diversos momentos celebrativos como leitura orante, ofício divino, oração de Taize, momentos que favoreceram aos participantes o encontro com o Cristo, Mestre e Senhor, sem perder a tônica das reflexões por meio de debates que levaram os participantes a pensarem sobre “A Missão da Pastoral Universitária na Amazônia”.

Dentre os debatedores estiveram presentes o assessor nacional da pastoral universitária, Pe. Danilo Santos, Ir. Maria Eugenia, MVD e Professor Renato Lopes estiveram a frente do tema “A Missão da Pastoral Universitária na Amazônia”. “Somo fé, ciência e solidariedade que transforma” sob a responsabilidade do Pe. Orlando (Cáritas), Professora Marta (UFAM) e do padre Vantuy (Arquidiocese de Manaus) e o último tema debatido foi sobre “Amazônia nossa casa comum” conduzida por Izalene Tiene e Nilo Praxede, ambos da equipe da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

Parte da Família Salesiana fez-se presente através da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, que através de um stand apresentou a história da ISMA através do trabalho de suas obras, que puderam ser conhecidos pelos banners ilustrativos e material informativo como folders e flyers; a direção da Faculdade Salesiana foi representada pela Diretora Acadêmica Profa Maria Roseane Menezes, pelo Diretor de Pastoral Pe Raimundo Marcelo Maciel, pela Assistente Social Katlen Furtado, pela Secretária de Pastoral Ceila Lima e das acadêmicas Laudiane Lima do curso de administração e Tarcyara de gestão ambiental. Representantes das Inspetorias Salesiana Laura Vicuña e Santa Teresinha, também estiveram presentes expondo seus trabalhos e missões.

O “III Congresso Amazônico de Universitários Cristãos” foi organizado pela Arquidiocese de Manaus, através da Pastoral Universitária. O coordenador da pastoral universitária da arquidiocese, Janderson Thayson,  resumiu o trabalho dos dias de reflexão pelos universitários “Neste congresso buscamos juntos sonhar e aprender qual é a nossa missão como Pastoral Universitária da Amazônia. Agora é hora de mostrar que por meio da fé, da ciência e com a solidariedade podemos construir uma sociedade melhor para todos” finalizou convidando os presentes a participarem em setembro de 2017 do “IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos”, que mais uma vez reunirá pessoas comprometidas com a causa evangélica e que buscam ser profetas e testemunhar a alegria do evangelho no ambiente acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀