Manaus/AM – Mesmo com especiais dificuldades, a Comissão Inspetorial de Animação Missionária se reuniu no dia 12 de março, na casa do Pré-Noviciado, CESAF, Zumbi. Foi mais fácil, pois três dos quatro membros da Equipe presentes ( Sandro, Anchieta e Pe. Bené) moram naquela comunidade.
O coordenador, Pe. Justino Resende estava retornando de uma etapa do curso de salesianidade em Quito. Mimou os irmãos da Comissão com um artesanato indígena equatoriano.
Os Pré- Noviços participaram da conclusão que foi festiva por conta da solenidade litúrgica do dia e pelo complemento do gostoso açaí, providenciado pelo Pe. Justino.
O encontro aconteceu na parte da manhã. A pauta teve os seguintes pontos:
1. Reflexão sobre o texto “Cultura missionária”, do Pe. Justino. A partilha foi rica por apontar para o horizonte maior da dimensão missionária muito mais além do que o âmbito das atividades pastorais realizadas no Rio Negro. Todas as obras da ISMA vivenciam um apelo missionário que tem nos jovens seu epicentro. Somos , em todo lugar, “missionários dos jovens”.
2. Propostas para a Equipe de Animação das celebrações dos 100 anos da Presença Salesiana na Amazônia. Foi dada a orientação de que a CIAM se comprometa somente com uma parte destas celebrações, por não ter, sozinha, condições de assumir uma atividade de tal envergadura; Pe. Justino poderá ser o representante da CIAM na Equipe do Centenário, de âmbito inspetorial
3. Domingo Missionário Salesiano (28 de Outubro); assunto a ser retomado.
4. Dia Missionário Salesiano ( 11 de cada mês); o Comissão já produziu um primeiro subsídio e que foi enviado às comunidades para um momento de oração e celebração; outros estão em andamento. Um compromisso: todo empenho para não interromper tal iniciativa e esforço torná-la mais leve.