EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

MADRID 2011 – PEREGRINOS SALESIANOS DA AMAZÔNIA

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já começou para o grupo de Peregrinos da Inspetoria. Não é a primeira vez que jovens salesianos da Amazônia participam deste evento eclesial, que nasceu do coração evangelizador do Beato João Paulo II. Em duas ocasiões (Toronto e Colônia), um grupo do Colégio Dom Bosco, guiados pelo P José Ronaipe estiveram presente na JMJ.

Para esta edição da JMJ temos um grupo de 76 Peregrinos entre jovens, educadores, leigos envolvidos nas nossas obras e salesianos. O P Alberto Rypel lidera um grupo de 19 peregrinos. Já a comunidade de Manicoré, sob a coordenação do P Antonio de Assis (P Bira), é composto por 22 peregrinos. No grupo de Manaus os membros provem, na sua maioria, da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Os demais do Pró-Menor Dom Bosco, da Paróquia São José Operário – Zona Leste e do Dom Bosco Leste. O P Canio Grimaldi coordena o grupo de Manaus, juntamente com a Prof. Meire Botelho. A articulação e organização geral tem sido levado à frente pelo Delegado de Pastoral Juvenil, P Francisco Lima (P Chicão).

O grupo de Ji-Paraná viajou para a Espanha no dia 08, para participar dos “Dias nas Dioceses”: os jovens se dirigem para várias dioceses espanholas para momentos de reflexão, oração, integração e partilha. A comunidade de Brazatortas (com cerca de 2.000 habitantes), localizada na Arquidiocese de Ciudad Real (na região conhecida como “La Mancha” – e aí nos lembramos de “Don Quixote de La Mancha”), ficou responsável para acolher os nossos jovens. Eles permanecem nesta comunidade até o dia 15. Logo que chegou em Brazatortas, o P Rypel telefonou dizendo que a viagem foi tranqüila. No dia 12, é a vez do grupo de Manicoré colocar-se a caminho. O último grupo a viajar será o de Manaus, no dia 16 de agosto.

No dia 16 de agosto, todos nos encontraremos em Madrid. Onde ficaremos hospedados? O Colégio Maria Auxiliadora, das Salesianas será o nosso ponto de apoio. Já temos reservado três salas de aula. Os Peregrinos estão levando um saco de dormir ou um colchão para passar as noites e para a grande Vigília e a missa de encerramento presidida pelo Papa Bento XVI.

No dia 17 de agosto haverá um encontro dos jovens salesianos do mundo todo com o Reitor-Mor e Madre Geral. Na parte da manhã através de um Fórum da AJS e à tarde uma grande festa juvenil. A jovem Gisele da FSDB representará os jovens do Brasil (por parte dos salesianos), por ser o grupo da nossa Inspetoria o de maior consistência numérica.
Após a JMJ que está programada de 16-21 de agosto, viajaremos para Turim e depois para Roma. No final do mês de agosto todos retornam para casa.

Enquanto participamos e ficamos antenados com os acontecimentos de Madrid 2011, preparamos o nosso coração para o anúncio oficial da próxima JMJ que será no Rio de Janeiro em 2013.

Para acompanhar melhor acesse os sites: www.madrid11.com (site oficial da JMJ); www.jovensconectados.com.br (site do Setor Juventude da CNBB) e www.bosco2011.com (site oficial da MJS/AJS).

Que todos os Peregrinos voltem para as suas comunidades cada vez mais “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, para testemunhar aquilo que viram e ouviram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀