EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Luís Laudato lança livro sobre os Yanomami na Faculdade Salesiana

Manaus/AM – A Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e a Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma) promoveram na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, o lançamento do livro “Ritmos e Rituais Yanomami”, de autoria do padre salesiano Luís Laudato. O evento ocorreu no auditório André Araújo, situado na Unidade I da Faculdade Salesiana, a partir das 20h. A cerimônia de lançamento foi aberta ao público e, após a cerimônia, foi realizada uma sessão de autógrafos com o autor. A FSDB está situada na Av. Epaminondas, nº 57, Centro.

Segundo Laudato, “Ritmos e Rituais Yanomami” tem o objetivo de descrever as manifestações religiosas mais típicas deste povo. O livro foca sua descrição nas experiências religiosas vividas pelos indígenas e busca trazer, ao leitor, os aspectos mais “originais e atraentes” da relação desenvolvida entre os Yanomami e suas divindades. “O atual relato é a primeira tentativa de transmitir o mundo mais íntimo e misterioso deste povo – uma religiosidade cativante, atraente, provocadora e rica de mistérios”, falou o religioso. 

“Foi uma bofetada na minha cara. Vi que aquelas pessoas punham muito mais intensidade naqueles ritos religiosos que muitos padres que conheço. Tive um choque quando presenciei aquelas cenas”, explicou o padre. Laudato disse ainda que, desde então, se sente na missão de divulgar e publicar tudo aquilo que viu em sua convivência de mais de uma década com os indígenas.

O livro “Ritmos e Rituais Yanomami” está sendo vendido na recepção da FSDB a R$ 75. Parte da renda obtida com a obra será revertida para o financiamento de projetos de formação de professores indígenas no Oeste do Amazonas, onde vive este povo. 

Conheça Luís Laudato

Luís Laudato nasceu em 1941 na cidade italiana de Nuceria Alfaterna e é padre salesiano vinculado à Inspetoria Salesiana da Amazônia, a Isma. Ele viveu entre povos indígenas no período situado entre 1978 e 1991 e de lá trouxe experiências e anotações que subsidiaram sua carreira como pesquisador. “Ritmos e Rituais Yanomami” é sua terceira obra – “Os últimos Yanomami? Um mergulho na pré-história” foi editado em 1988 e “Yanomami pei këyo”, em 1998. Laudato também tem experiências com os Xamathari, uma dissidência Yanomami natural do oeste do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀