EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Laboratórios : infra-estrutura a serviço da aprendizagem

Com o desafio de estabelecer a interdisciplinaridade e contextualizar o conhecimento tornando-o significativo para o aluno, o Colégio Dom Bosco de Manaus (CDB) inaugurou no início do mês de outubro os laboratórios de Química, Física e Biologia.


São duas salas, que comportam 36 alunos cada uma, com instalações modernas e equipamentos diversos que darão suporte ao aprendizado dos estudantes do primeiro ao nono anos e do Ensino Médio. O projeto é conseqüência da proposta da Rede Salesiana de Ensino (RSE) que prioriza o trabalho realizado nos laboratórios como uma forma de construir coletivamente o aprendizado, possibilitando assim o exercício de reflexões e intervenções.


A utilização de laboratórios permite que o aluno interaja e seja estimulado a desenvolver habilidades, como cooperação e solidariedade, e compartilhar curiosidades e conhecimentos. Isso porque o trabalho é mais atrativo do que o realizado tradicionalmente nas salas de aula, quando o conteúdo da matéria é meramente expositivo. Sabe-se que a experiência em laboratórios proporciona ao estudante lições valiosas que dificilmente se adquirem apenas com o uso do livro didático. São práticas que complementam o ensino.



Na opinião da diretora pedagógica, professora Deuzilene Salazar a iniciativa muda os conceitos de ensino do colégio. “O aluno agora tem a possibilidade de a partir da experimentação construir seu conhecimento, elaborar suas próprias hipóteses e futuras conclusões. Saímos da memorização de conteúdos para o aprendizado real,” garante a diretora.



O Colégio Dom Bosco investiu na construção dos laboratórios aproximadamente R$ 300 mil. Já na aquisição dos equipamentos e móveis o valor empregado foi de R$ 34.351,77. As primeiras aulas estão programadas para os próximos dias. Preliminarmente à inauguração os professores receberam um regulamento com as normas de segurança, que orienta sobre o uso adequado dos equipamentos, manejo de produtos e manuseio de substâncias. Os alunos já estão sendo preparados e recebendo as mesmas instruções. As aulas contarão com o acompanhamento de dois estagiários das áreas de Biologia e Química.



As lições vivenciadas em laboratórios permitem uma interação do aluno com um conhecimento/tecnologia que muitas vezes passa despercebido no seu cotidiano. Nessas aulas ele adquire condições de manipular, construir e descobrir situações através da observação, além de aprender o método científico e desenvolver o raciocínio lógico.



Falar agora sobre energia, genética, células ou balanceamento de equações terá um fator motivacional maior entre os alunos do CDB. As aulas no laboratório além de mais estimulantes, enriquecem cem vezes mais, pois valorizam a experiência e elevam o aluno a um nível totalmente diferente de conscientização das matérias.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀