EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Juventude Missionária a caminho da Crisma

Manicoré/AM – Em setembro de 2011, poucos meses antes da tradicional festa da celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma), o pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, Pe. Bira, em Manicoré (AM), após alguns encontros avaliativos com os crismandos, cerca de 70 candidatos, tomou a decisão de cancelar a celebração. A motivação era clara para o pároco: os catequizandos não estavam preparados! A corajosa decisão criou naturalmente revolta para alguns, descontentamentos para pais e perplexidade para certos catequistas. Todavia, a grande maioria, seja dos pais quanto dos catequistas, apoiou a decisão.

A catequese não devia ser refém de um tempo predeterminado nem para a primeira comunhão e nem para a crisma. O que deve contar é o nível de maturidade do educando relativo à compreensão do significado do sacramento em questão e suas consequências concretas. Desde então a catequese tem passado por um processo de mudanças. As duas mais significativas foram: a adoção da leitura e estudo bíblico para todas as etapas da catequese e o engajamento eclesial dos crismandos. Dessa segunda exigência, somando com a experiência de grupos e outras formas de engajamento eclesial, nasceu o movimento que tem sido batizado na paróquia de “juventude missionária”.

As formas de engajamento missionário desses adolescentes jovens é muito variada: pastoral da itinerância, catequese para as crianças da pré-eucaristia, animação dos oratórios, pastoral vocacional, movimentos homens do terço, coroinhas, animação da liturgia, etc. A realidade mudou não só em relação ao número dos candidatos à crisma que diminuiu bastante, mas sobretudo, melhorou maravilhosamente a mentalidade dos mesmos e a atitude deles perante os compromissos batismais.

Na primeira semana de julho do corrente, 27 adolescentes e jovens desse grupo fizeram uma extraordinária experiência missionária. Estando de férias, se deslocaram da cidade (Manicoré), de barco (8 horas de viagem), e foram ao encontro dos jovens do interior do município vizinho (Humaitá), precisamente à vila chamada Auxiliadora do Uruapiara. Um povoado com aproximadamente um mil habitantes, mas com muitos jovens e crianças. A experiência foi coordenada e acompanhada pelo educador Raimundo Nonato (Birica), pela irmã salesiana Iran Nascimento e alguns pais.

O conteúdo da experiência foi forte: conhecimento “in loco” da dura realidade de pobreza do povo (alguns choravam!), reflexão sobre o estilo de vida do povo, encontro de reflexão com os jovens da vila, visitas às famílias, esporte, lazer, estudo bíblico e celebrações. A avaliação foi muito positiva, todos gostaram e retornaram mais entusiasmados! Dessa forma o caminho para crisma está sendo trilhado com mais consciência e seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀