EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Juventude em missão!

Manaus/AM- A comissão de Animação Missionária e Voluntariado juntamente com a Comissão de Animação Missionária da Inspetoria Salesiana Laura Vicuña, as Irmãs do PIME e as Filhas de Santana, realizaram no dia 24 e 25 de Outubro uma “Experiência Missionária” com 57 jovens oriundos de vários bairros da cidade de Manaus em uma comunidade ribeirinha do Rio Negro.

A soma de forças das congregações foi uma novidade neste ano, pois nos anos anteriores já havia acontecido um trabalho em diversas comunidades, porém a iniciativa partia sempre das Filhas de Maria Auxiliadora. A equipe articuladora era formada pela Ir. Monica Hivana FMA, Padre Reginaldo Cordeiro SDB, S. Wellington Abreu SDB, Ir. Eli do PIME e a Ir. Suerda Filha de Sant´ana. Porém a frente na organização geral do acontecimento estava Ir. Monica e o salesiano Wellington.

O convite aos jovens teve como motivação o clima missionário que o mês de outubro junto com a campanha missionária da Igreja a nível nacional nos propôs: Juventude em missão e com o lema: “A quem eu enviar, irás” (Jr 1, 7b). No dia 20 deste os mesmos tiveram a formação em vista da experiência tendo como gesto concreto a participação na Caminhada Missionária da Arquidiocese de Manaus no mesmo dia.

Muitos já tinham uma caminhada com estas experiências, porém para maioria deles foi uma experiência totalmente nova e desafiadora. O destaque do grupo de jovens em missão foi: à disponibilidade, abertura e união. Mesmo inexperientes em alguns trabalhos como visita as famílias e a partilha da vivencia da sua fé baseado no Evangelho, a atividade do oratório em um ambiente fora do contexto urbano, os desafiou e ao mesmo tempo fez com que eles não se intimidassem diante deste contexto, fazendo-se lançar sem medo diante de uma proposta missionária.

Na partilha e avaliação realizada a maioria deles disseram que a experiência em si foi um sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, mostrando ter uma compreensão bonita da missionariedade.

A experiência aconteceu na comunidade Nossa Senhora do Livramento, uma realidade ribeirinha de pessoas de extrema carência espiritual e material que se alegraram muito em nos acolher nestes dois dias com o pouco que tinham para oferecer . Uma jovem em sua partilha dizia: “… nós fomos evangelizar e saímos evangelizados, pois a comunidade tem muito a ensinar”. “A Igreja é por sua natureza missionária”. E esta pequena experiência deseja recordar esta dimensão.

Pelo Batismo e pela Crisma, somos ungidos para levar o Evangelho, levar a missão de Jesus. Esta experiência teve como objetivo, despertar aos jovens batizados sobre o seu compromisso com a missão universal da Igreja.

[nggallery id=146]

Padre Reginaldo Cordeiro e S. Wellington Abreu

Comissão Inspetorial de Animação Missionária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀