Belém/PA – Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude (DJN), realizado no ultimo dia 30 de outubro, mais de 600 jovens de diversas paróquias e segmento juvenil reuniram-se num dos bairros tidos como mais violento da capital paraense para celebrar seu dia.
Uma caminha pelas ruas do bairro da terra firme foi o cenário para a juventude festejar e ao mesmo tempo protestar contra a violência feminina. Com alegria característica dos jovens e com um discurso firme, a juventude presente naquela tarde de domigo pediu o fim da violência contra a mulher. Uma caminhada, uma marcha que pode ser motivo de incentivo para muitas mulheres saírem da situação de violência na qual muitas delas se encontram.
Este ano o tema foi “Juventude e Protagonismo Feminino”, com o lema “Jovens Mulheres tecendo relações de vida”. As Pastorais da Juventude destacam ao longo do ano, em suas programações, o importante papel feminino, estimulando a defesa e a promoção da dignidade humana das mulheres e o combate à desigualdade de gênero.
DNJ que sempre é organizado pelo Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém, contou neste ano em sua organização com a presença da Juventude Marista de Articulação da Juventude Salesiana, representados pelo Agente de Pastoral da EST – Wellingson Luis (Neno) e pelo jovem Demmes Almeida.
Fazendo presente nas diversas programações juvenis realizadas pela Arquidiocese de Belém, a AJS mais uma vez marcou presença e se destacado pela animação e alegria contagiante que em todos os momentos da caminhada fez lembra a figura de Dom Bosco, sendo elogiada pelo pastor de Belém o Arcebispo Dom Alberto Taveira Correia.
Logo após a caminhada foi realizada uma Missa na paróquia São Domingo de Gusmão, presidida pelo Bispo-auxiliar de Belém Dom Teodoro, e que também contou com a presença do Salesiano Pe Manuel de Jesus.
A programação do DNJ 2011 encerrou com uma apresentação cultural na principal praça do bairro da Terra Firme, na certeza que a juventude de Belém e junto com a juventude do Brasil festejaram mais uma “primavera” deste dia, sempre na esperança de fazer acontecer, com coragem e com protagonismo.