O Dia Nacional da Juventude em São Gabriel da Cachoeira foi celebrado na Igreja Matriz da paróquia Dom Bosco com o enfoque: VALORIZAR A VIDA E COMBATER O FANTASMA DA MORTE PORQUE A JUVENTUDE OUSA SONHAR E QUER CONSTRUIR UM BRASIL POPULAR sem a DESILUSÃO da falta perspectiva, sem a DESTRUIÇÃO dos sonhos, sem OBSTRUÇÃO dos caminhos que levam ao bem-estar e sem O DESEQUILIBRIO entre os povos e as culturas.
Com um povo único mesmo em muitos BRASÍS de um só território onde as diferenças interagem e devem enriquecer o modo de ser e de viver neste país continente.
A juventude disse NÃO à cegueira daqueles e daquelas que nada fizeram ou nada estão fazendo frente as situações travestidas de MAL e que assolam suas vidas neste município. Como cego BARTIMEU (Ev Mc 1046-52)quis gritar muito mais alto contra todos que o querem calada.
Com a Igreja cheia e agitada pela energia própria dos jovens, iniciou-se a celebração às 19:30 bem no estilo juvenil peculiar dos filhos de Dom Bosco e dos seus meninos e meninas. Cantos, encenações, momento de pausa para meditar a Palavra, resposta inquieta á Palavra, ofertas simbólicas de suas vidas e um calor humano descontraido foram algumas das marcas desse encontro no dia 29 de outubro 2006.
Como respostas concretas à provocação dos inômodos que afigem essa parcela da sociedade Gabrielense, outros seguimentos sociais (Igrejas evangélicas, Ministério publico,Conselho tutelar, Conselho Municipal de Ação Social Foirn … capitaneados pela Pastoral de Juventude da Dioese) se mobilizam para na terça feira, dia 31 de outubro promoverem uma manifestação pública (Caminhada) iniciando em frente ao Ginásio e esporte municipal, passando pela Av. Castelo Branco, Prefeitura Municipal rumo ao Bairro do Dabarú (Bairro que até agora apresentou o maior número de jovens suicidas) onde finaliza com um momento celebrativo ecumênico na praça da alimentação, após várias paradas e reflexões sempre no enfoque do resgate da valorização da VIDA.