EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jovens missionários de São Paulo em Marauiá

Marauiá/AM – Em meados de dezembro/2010 à primeira semana do mês de janeiro/2011 foi um período muito significativo para vida dos jovens missionários Tiago (salesiano), Robert, Mariana, Ana Paula e Luis Felipe. Da mesma forma também para as crianças, adolescentes, jovens e velhos Yanomami. Nem os missionários e nem Yanomami se esquecerão desse momento especial que Deus proporcionou para todos. Muito obrigado, ó Deus nosso amigo!

Os jovens missionários largaram suas famílias, suas férias, seus gostos pessoais, estudos, amigos e amigas para vir conviver com um povo diferente. Mas aqui encontraram suas famílias, seus irmãos, seus amigos… Os missionários que chegaram aqui pensando ensinar muitas coisas , acabaram aprendendo mais com Yanomami. Melhores ensinamentos que os Yanomami nos passam é acolhida, amizade, proximidade, cuidado que nos dão, carinho… Ser missionário é ser mais um irmão dele e não é tanto o fazer.

Os jovens missionários disseram que o que eles viram aqui na Missão Marauiá não se encontra em nenhum outro lugar. Aqui eles encontraram crianças, adolescentes, jovens, senhores e senhoras que acolhem, abraçam, tocam, olham, sorriem, tiram os cabelos brancos, acompanham o banho no rio… Nunca largam quem os ama, quem é amigo deles. Eles sentem que são amados, valorizados… Aqui os ensinamentos de Dom Bosco não são teorias, mas são práticas. Esse povo Yanomami merece missionários que os ame e os valorize. 

Estes jovens missionários viram suas crenças serem desconstruídas. Aprenderam a rezar com a natureza, com a água, reza de maneira simples e não de maneira ritualística, somente para cumprir os horários.
Aqui os jovens missionários aprenderam a dar valor diferente para suas vidas, seus estudos, sua alimentação, sua beleza, encontrar novo sentido vocacional… Aqui a vida funciona em outros ritmos. Aqui os jovens missionários aprenderam a viajar de voadeira, carregar peso nas cachoeiras; equilibrar-se durante as viagens, banharem-se no rio, dormir mais cedo, ficar mais tempo com os destinatários, sentir o calor humano, sentir que são pessoas importantes para o povo Yanomami.

A visita dos jovens missionários foi uma bênção de Deus. Deus olhou com carinho para o povo Yanomami por isso Ele enviou esses missionários. Nós que trabalhamos com o povo Yanomami rezamos para que Deus continue enviando outros jovens para trazerem a alegria, esperança, respeito… Que estes jovens missionários venham aprender a viver! 

Agradecemos aos salesianos (Manaus e São Paulo) que organizaram a vinda desses jovens missionários. Não se preocupem em que vai fazer, mas venha ser amigo/a deste povo!

Agradecemos aos salesianos da nossa inspetoria que os acompanharam: Ir. Joel, Gilson, Francisco Sarmento e Ir. Gulli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀