EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jovens missionários de São Paulo em Marauiá

Marauiá/AM – Em meados de dezembro/2010 à primeira semana do mês de janeiro/2011 foi um período muito significativo para vida dos jovens missionários Tiago (salesiano), Robert, Mariana, Ana Paula e Luis Felipe. Da mesma forma também para as crianças, adolescentes, jovens e velhos Yanomami. Nem os missionários e nem Yanomami se esquecerão desse momento especial que Deus proporcionou para todos. Muito obrigado, ó Deus nosso amigo!

Os jovens missionários largaram suas famílias, suas férias, seus gostos pessoais, estudos, amigos e amigas para vir conviver com um povo diferente. Mas aqui encontraram suas famílias, seus irmãos, seus amigos… Os missionários que chegaram aqui pensando ensinar muitas coisas , acabaram aprendendo mais com Yanomami. Melhores ensinamentos que os Yanomami nos passam é acolhida, amizade, proximidade, cuidado que nos dão, carinho… Ser missionário é ser mais um irmão dele e não é tanto o fazer.

Os jovens missionários disseram que o que eles viram aqui na Missão Marauiá não se encontra em nenhum outro lugar. Aqui eles encontraram crianças, adolescentes, jovens, senhores e senhoras que acolhem, abraçam, tocam, olham, sorriem, tiram os cabelos brancos, acompanham o banho no rio… Nunca largam quem os ama, quem é amigo deles. Eles sentem que são amados, valorizados… Aqui os ensinamentos de Dom Bosco não são teorias, mas são práticas. Esse povo Yanomami merece missionários que os ame e os valorize. 

Estes jovens missionários viram suas crenças serem desconstruídas. Aprenderam a rezar com a natureza, com a água, reza de maneira simples e não de maneira ritualística, somente para cumprir os horários.
Aqui os jovens missionários aprenderam a dar valor diferente para suas vidas, seus estudos, sua alimentação, sua beleza, encontrar novo sentido vocacional… Aqui a vida funciona em outros ritmos. Aqui os jovens missionários aprenderam a viajar de voadeira, carregar peso nas cachoeiras; equilibrar-se durante as viagens, banharem-se no rio, dormir mais cedo, ficar mais tempo com os destinatários, sentir o calor humano, sentir que são pessoas importantes para o povo Yanomami.

A visita dos jovens missionários foi uma bênção de Deus. Deus olhou com carinho para o povo Yanomami por isso Ele enviou esses missionários. Nós que trabalhamos com o povo Yanomami rezamos para que Deus continue enviando outros jovens para trazerem a alegria, esperança, respeito… Que estes jovens missionários venham aprender a viver! 

Agradecemos aos salesianos (Manaus e São Paulo) que organizaram a vinda desses jovens missionários. Não se preocupem em que vai fazer, mas venha ser amigo/a deste povo!

Agradecemos aos salesianos da nossa inspetoria que os acompanharam: Ir. Joel, Gilson, Francisco Sarmento e Ir. Gulli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀