EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

JOVENS INDÍGENAS PARTICIPAM DO ENCONTRO DE CONVIVÊNCIA VOCACIONAL EM YAUARETÉ

Por S Luis Antonio Ferreira / Missão Salesiana em Yauaretê –

Nove jovens indígenas participaram, de 10 a 12 de maio, da experiência do ‘Encontro de Convivência Vocacional’ realizada pela Missão Salesiana em Yauaretê.

Foram três dias de imersão a realidade do aspirantado, onde os jovens puderam conhecer e refletir sobre o trabalho realizado pelos Salesianos na Amazônia.

Em Yauaretê, a população indígena está estimada em 13.148 habitantes, que vivem nas calhas dos Rios Waupés e Tiquié, no extremo noroeste da Amazônia brasileira. Pertencentes as etnias Tukano, Dessana, Tariano, Piratapuia, Tuyuka, Hupda, entre outros.

Yauaretê foi também uma povoação de grande importância durante a história mais recente de colonização da região. Serviu como ponto de referência para inúmeros viajantes que percorreram a área desde o final do século XVIII, para seringueiros e comerciantes que exploravam a mão-de-obra indígena e, finalmente, como base para os Missionários Salesianos quem em 1930 implantaram ali uma grande missão dedicada à catequese dos índios.

Em cinco décadas de funcionamento, seus internatos receberam centenas de alunos indígenas. No fim dos anos 80, foram construídos em Yauaretê um pelotão do Exército e uma pista de pouso, no âmbito de um programa de defesa e colonização da fronteira norte-amazônica, o chamado Projeto Calha Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀