EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

JOVENS FAZEM MISSÃO NA ÁREA DO RIO NEGRO

Por Antonio Veiga Neto – SDB
No período de 08 a 25 de janeiro de 2019 sete jovens das inspetorias de Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, são enviados para uma experiência missionaria na Amazônia. A preparação acontece em três dias de formação após uma caminhada suficiente nas presenças salesianas do país. Os jovens estão a caminho da comunidade de Maturacá, junto ao povo Yanomami, lugar localizado no município de São Gabriel da cachoeira, no estado do Amazonas, alto rio negro, onde a presença salesiana neste local é de cunho evangelizador com catequese, oratório e itinerância. Este é um projeto Interinspetorial, animado pelos delegados da animação missionária do Brasil salesiano e que estão iniciando esta experiencia com intuito de dar continuidade a animação missionária proporcionando experiências.
Os jovens, como protagonistas de seus sonhos, aceitam este desafio não somente como uma aventura, mas como uma resposta ao chamado de Deus que brota do anseio pela grandeza do encontro com o próximo, com sua diferença, língua e costume. Os jovens são universitários, empregados e voluntários que aderiram a proposta para enriquecer e somar sua caminhada de cristãos que necessita de um fervor de fé, para contribuir de um modo concreto no seio da igreja.
A experiência missionaria é motivada com a temática do sínodo da Amazônia: “Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral”. Esta região que é habitada a mais de 10 mil anos acrescenta na igreja uma rica espiritualidade que com a diversidade de povos e culturas, vem trazendo o tom de uma igreja viva que se preocupa com a dignidade da pessoa humana e que colabora com a propagação do evangelho traduzido ao/pelo caboclo amazônico. A riqueza ambiental da Amazônia necessita de uma voz cristã para sua preservação e sustentabilidade, respeitando suas particularidades que são muito importantes para o Brasil e para o mundo.
O grupo é liderado pelo padre Reginaldo Cordeiro, delegado da animação missionária salesiana na Amazônia e vice inspetor da inspetoria de Manaus, que recebe os jovens juntamente com o padre Sergio da inspetoria de Porto Alegre. Sendo indígena da etnia arapaço o padre Reginaldo colabora com o seu testemunho de rio negrino, que com diversas experiencias de missão, ele partilha da vida que anima a vocação daqueles que estão aberto a acolher a singularidade do índio-ribeirinho do Amazonas.
O Inspetor, padre Jefferson Luis, enviou para assessoria desta experiencia os salesianos pós-noviços, Antonio Veiga e Gustavo Sousa que com o entusiasmo vocacional colaboram com a presença de apoio e animação do grupo. O Brasil salesiano realiza este rico envio florescendo a congregação em nome da inspetoria de Porto Alegre com os jovens: Gilson de Oliveira, Ana Caroline e o Padre Sergio. Da inspetoria de São Paulo os jovens: Rodrigo Rufino e Letícia Marques. Da inspetoria de Belo Horizonte os jovens: Miguel Alvarenga e Celso Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀