EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

JOVENS EVANGELIZANDO JOVENS: AMAZONAS TERRA DE MISSÃO!

Manicoré/AM – Um projeto piloto com a pastoral juvenil está sendo desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré (AM). A idéia central deste projeto é o acompanhamento constante das comunidades ribeirinhas através de equipes de leigos, a maioria, jovens engajados, preventivamente preparados e em formação continuada.

A primeira comunidade a receber o grupo de missionários foi Nazaré do Uruá nos dias 04,05 e 06 de junho de 2010. Nazaré do Uruá foi apresentada pelo pároco, Padre Antônio De Assis Ribeiro (Pe. Bira), como “uma comunidade fortemente desestruturada e em situação grave de risco social. A vida da Igreja é fraca; há visível desorganização; há jovens, mas falta compromisso e organização de um grupo; os vícios e a violência constituem um grande perigo juvenil que ameaçam a comunidade inteira. Essa realidade gera uma situação que muito fragiliza a comunidade. Os jovens têm um grande potencial positivo na sociedade e na Igreja, mas precisam ser reunidos, organizados, sensibilizados, animados, desafiados, formados, incentivados”.

Então foi decidido começar a trabalhar essa realidade a partir dos jovens, apostando neles em vista da renovação da comunidade. O objetivo da nossa viagem foi promover a criação de um grupo de jovens servindo como instrumento positivo na Igreja e despertar a liderança da comunidade; para isso, paralelamente ao encontro dos jovens, um membro da equipe trabalhou o tema da liderança com um grupo de adultos da comunidade.

A equipe (constituída de 9 jovens leigos, educadores, coordenadores da PJ, animadores de oratório, assistentes sociais) proporcionou ao público alvo, palestras, cantos de animação, atividades lúdicas, fortes momentos de formação sobre o que é um grupo de jovens e como se forma e de reflexões em grupo sobre a situação juvenil comunitária no seu aspecto ético: os valores, os danos dos vícios (droga, álcool, violência, prostituição) e a importância da fé.

A equipe conseguiu também promover a constituição de um grupo de jovens na comunidade e garantiu que o acompanhamento e o suporte não faltarão para o futuro. Os momentos de oração foram centrais: orações antes de começar cada palestra, trabalho e antes das refeições; a procissão à noite do sábado e o culto celebrado no dia de domingo (na comunidade não está presente a Santa Eucaristia).

As pessoas da comunidade foram muito acolhedoras, generosas, animadas, participativas, aproveitaram ao máximo do encontro correspondendo com entusiasmo à esta oportunidade formativa e assumindo compromissos concretos.

Esta viagem foi só o início de um grande trabalho que será realizado com determinação e constância em prol das comunidades ribeirinhas. Os instrumentos que permitirão garantir a qualidade e a seriedade dessa intervenção pastoral serão o aprofundamento da Palavra de Deus e os encontros de formação humana salesiana dos jovens leigos (PJ – toda quarta-feira); dessa forma serão presenças “inquietantes no meio do mato”: promotores de valores, defensores de direitos, estimuladores de uma melhor e mais justa qualidade de vida, anunciadores do Amor infinitamente grande que Deus tem por cada criatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀