EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

JOVENS EVANGELIZANDO JOVENS: AMAZONAS TERRA DE MISSÃO!

Manicoré/AM – Um projeto piloto com a pastoral juvenil está sendo desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré (AM). A idéia central deste projeto é o acompanhamento constante das comunidades ribeirinhas através de equipes de leigos, a maioria, jovens engajados, preventivamente preparados e em formação continuada.

A primeira comunidade a receber o grupo de missionários foi Nazaré do Uruá nos dias 04,05 e 06 de junho de 2010. Nazaré do Uruá foi apresentada pelo pároco, Padre Antônio De Assis Ribeiro (Pe. Bira), como “uma comunidade fortemente desestruturada e em situação grave de risco social. A vida da Igreja é fraca; há visível desorganização; há jovens, mas falta compromisso e organização de um grupo; os vícios e a violência constituem um grande perigo juvenil que ameaçam a comunidade inteira. Essa realidade gera uma situação que muito fragiliza a comunidade. Os jovens têm um grande potencial positivo na sociedade e na Igreja, mas precisam ser reunidos, organizados, sensibilizados, animados, desafiados, formados, incentivados”.

Então foi decidido começar a trabalhar essa realidade a partir dos jovens, apostando neles em vista da renovação da comunidade. O objetivo da nossa viagem foi promover a criação de um grupo de jovens servindo como instrumento positivo na Igreja e despertar a liderança da comunidade; para isso, paralelamente ao encontro dos jovens, um membro da equipe trabalhou o tema da liderança com um grupo de adultos da comunidade.

A equipe (constituída de 9 jovens leigos, educadores, coordenadores da PJ, animadores de oratório, assistentes sociais) proporcionou ao público alvo, palestras, cantos de animação, atividades lúdicas, fortes momentos de formação sobre o que é um grupo de jovens e como se forma e de reflexões em grupo sobre a situação juvenil comunitária no seu aspecto ético: os valores, os danos dos vícios (droga, álcool, violência, prostituição) e a importância da fé.

A equipe conseguiu também promover a constituição de um grupo de jovens na comunidade e garantiu que o acompanhamento e o suporte não faltarão para o futuro. Os momentos de oração foram centrais: orações antes de começar cada palestra, trabalho e antes das refeições; a procissão à noite do sábado e o culto celebrado no dia de domingo (na comunidade não está presente a Santa Eucaristia).

As pessoas da comunidade foram muito acolhedoras, generosas, animadas, participativas, aproveitaram ao máximo do encontro correspondendo com entusiasmo à esta oportunidade formativa e assumindo compromissos concretos.

Esta viagem foi só o início de um grande trabalho que será realizado com determinação e constância em prol das comunidades ribeirinhas. Os instrumentos que permitirão garantir a qualidade e a seriedade dessa intervenção pastoral serão o aprofundamento da Palavra de Deus e os encontros de formação humana salesiana dos jovens leigos (PJ – toda quarta-feira); dessa forma serão presenças “inquietantes no meio do mato”: promotores de valores, defensores de direitos, estimuladores de uma melhor e mais justa qualidade de vida, anunciadores do Amor infinitamente grande que Deus tem por cada criatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀