No dia 21/04 Pastoral da Juventude Indígena de Iauaretê realizou uma noite cultural em homenagem ao dia do índio. Estiveram presentes neste evento todas as comunidades do Centro de Iauaretê e as apresentações ficaram por conta dos grupos de jovens.
Embora a comemoração do dia do índio tenha sido na segunda-feira (dia 19), a escola e a comunidade de Santa Maria fizeram suas homenagens aos povos indígenas no sábado e, as demais comunidades, na segunda. Como os jovens estavam envolvidos nas apresentações em suas comunidades a coordenação da PJI decidiu homenagear os povos indígenas na quarta feira logo após a missa da 19h.
A liturgia da missa foi preparada pelos jovens da comunidade de Aparecida que durante a procissão das oferendas deram destaque a dimensão cultural por meio da dança do Dabacurí. A celebração foi presidida pelo Pe. Nilson Costa e concelebrado pelo Pe. José Francisco. Depois da Santa Missa todos se concentraram em volta da quadra do Centro juvenil para prestigiarem as danças culturais (tais como: Mawako, Cariçu e poraquê). No final das apresentações a comunidade de São Miguel através do teatro apresentou a todos a história da origem da pupunha.
Consciente da importância da dimensão cultural na vida de um povo a coordenação da PJI e os coordenadores dos grupos de jovens não mediram esforços para que esse evento acontecesse dando oportunidade aos nossos adolescentes e jovens de encantar-se cada vez mais pela cultura indígena.