EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jovens de Iauaretê homenageiam o dia do índio

No dia 21/04 Pastoral da Juventude Indígena de Iauaretê realizou uma noite cultural em homenagem ao dia do índio. Estiveram presentes neste evento todas as comunidades do Centro de Iauaretê e as apresentações ficaram por conta dos grupos de jovens.

Embora a comemoração do dia do índio tenha sido na segunda-feira (dia 19), a escola e a comunidade de Santa Maria fizeram suas homenagens aos povos indígenas no sábado e, as demais comunidades, na segunda. Como os jovens estavam envolvidos nas apresentações em suas comunidades a coordenação da PJI decidiu homenagear os povos indígenas na quarta feira logo após a missa da 19h.

A liturgia da missa foi preparada pelos jovens da comunidade de Aparecida que durante a procissão das oferendas deram destaque a dimensão cultural por meio da dança do Dabacurí. A celebração foi presidida pelo Pe. Nilson Costa e concelebrado pelo Pe. José Francisco. Depois da Santa Missa todos se concentraram em volta da quadra do Centro juvenil para prestigiarem as danças culturais (tais como: Mawako, Cariçu e poraquê). No final das apresentações a comunidade de São Miguel através do teatro apresentou a todos a história da origem da pupunha.

Consciente da importância da dimensão cultural na vida de um povo a coordenação da PJI e os coordenadores dos grupos de jovens não mediram esforços para que esse evento acontecesse dando oportunidade aos nossos adolescentes e jovens de encantar-se cada vez mais pela cultura indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀