EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jovens apresentam experiências de trabalhos com Juventude

O tema central da 44ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil é estudado hoje, dia 10, segundo dia do evento, pelos 297 bispos presentes. O tema central “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais” foi trabalhado por uma equipe delegada, apresentada nesta sessão por Dom Sinésio Bohn, bispo de Santa Cruz (RS).


Para explicar o documento em estudo foi convidado Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande. O texto trabalha: a) os elementos para o conhecimento da realidade dos jovens, b) um olhar de fé a partir da Palavra de Deus e do Magistério, c) desafios, princípios orientadores e pistas de ação. O documento apresenta alguns anexos contendo pontos já estudados pela Igreja e presentes em diversos documentos que trabalham a temática da juventude.


Dando ênfase ao documento, Dom Eduardo afirmou que a Juventude deve estar no coração da Igreja e ser fonte de renovação da sociedade, por isso, o objetivo do episcopado brasileiro é de renovar a opção afetiva e efetiva de toda a Igreja pela juventude numa busca conjunta de propostas concretas que favoreçam uma verdadeira evangelização desta parcela da sociedade.



O documento, segundo o bispo, motiva o episcopado para juntos encontrar caminhos, mecanismos e meios para favorecer o desenvolvimento integral dos jovens, como por exemplo: educação aos valores cristãos, formação bíblica e teológica, iniciação à vida litúrgica, anúncio do querigma, ensino religioso nas escolas e universidades, educação para a solidariedade e para a fraternidade, superação de preconceitos e formação para a ação. A formação da juventude visa a promoção da dignidade de sua vida em todos os aspectos.



A Comissão que preparou o documento convidou alguns jovens para falarem aos bispos, no sentido de enriquecer e ilustrar a experiência do trabalho com os jovens no Brasil.



A jovem Marildes apresentou os trabalhos feitos com a juventude em todo Brasil. Mostrou a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude do Brasil, que existe desde 1989. Estes centros estão distribuídos em vários Estados brasileiros. A Rede é formada por padres, religiosos e religiosas de 45 congregações. Os leigos envolvidos com os projetos dos centros somam 435. O total dos atingidos pelos projetos é de 58.694 jovens, conforme dados de 2005. Trabalham com a formação de lideranças, atendimento direto aos jovens, espaço de literatura, elaboração de subsídios, assessorias nos centros e fora dos centros de Juventude, curso de especialização em Juventude (único curso desse porte na Brasil e na América Latina), possuem ainda atendimento direto aos adolescentes e suas famílias realizado pelas Casas da Juventude.



Em 2004, a Casa da Juventude lançou uma Campanha com o nome “A Juventude quer Viver”, atendendo a preocupação diante da violência e morte contra os jovens em todo o Brasil. O número de homicídios aumentou em 88% nos últimos tempos. Só em 2003 mais de 16 mil jovens e adolescentes foram assassinados no país, grande parte executada pela polícia.



Os desafios da Campanha: corrigir a mentalidade sobre a redução da mentalidade penal já que os próprios adolescentes e jovens são favoráveis à redução. Mobilizar a massa para participar dos estudos sobre esse tema e competir com a grande mídia que manipula os jovens sobre a redução da idade penal.



Outro jovem convidado, Carlos, falou da experiência do trabalho com a juventude da renovação carismática, no Projeto Jesus no Litoral. O projeto acontece nas praias do litoral do Estado do Paraná.



Com essas e outras experiências apresentadas, os bispos recolheram elementos para enriquecer o estudo do documento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀