EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Jornadas de Estudo dos Salesianos

Los Teques-Venezuela – DO PRIMEIRO ANÚNCIO AO DISCIPULADO MISSIONÁRIO NA AMÉRICA E O CARIBE foi o tema das Jornadas de Estudo dos Salesianos (sdb) e Filhas de Maria Auxiliadora (fma) na cidade de Los Teques – Caracas (Venezuela), no período de 20 – 25 de novembro. As Jornadas de Estudos foram coordenadas pelos dois Conselhos para as Missões (sdb/fma): Pe. Václav Klement e Irmã Alaíde Deretti.

Eram setenta e dois participantes. O clima de encontro foi muito fraterno. Aqui da nossa região estivemos presentes: Irmã Mariluce Mesquita (Inspetoria Santa Terezinha), Irmã Mônica (Inspetoria Laura Vicuña), Pe. Reginaldo Cordeiro e Pe. Justino (Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia).

As Jornadas de estudo tinham como objetivo promover o diálogo em vista de uma reflexão mais aprofundada e contextualizada sobre a importância do Primeiro Anúncio na América e Caribe para melhor compreender os desafios e descobrir novas intuições e perspectivas, em vista de uma renovada práxis missionária.

Para atingir os objetivos das Jornadas eram realizadas as palestras, grupos de estudos, partilha de estudos de grupos, partilha das experiências de Primeiro Anúncio. Através das sínteses gerais de trabalhos se percebia as novas intuições e novas perspectivas para nossa práxis missionária, em todos os ambientes salesianos. O Primeiro Anúncio deve ser algo bem presente em todas as obras salesianas e em todos os momentos da nossa vida salesiana.

Destaco alguns temas de estudo: Primeiro Anúncio (Pe. Alfred Maravilla), Desafios do sincretismo religioso para o Primeiro Anúncio (Dr. Enrique Alí González), Desafios do secularismo para o Primeiro Anúncio em um continente pluricultural (Pe. Attilio Ignacio Hartmann, SJ), Do Primeiro Anúncio à Educação da Fé (Pe. Antonio Arocha) e Oportunidades do Primeiro Anúncio no Ambiente Salesiano (Irmã Gloria García Pereira – FMA – Colômbia).

Agradecemos aos salesianos e as filhas de Maria Auxiliadora de Venezuela que não mediram esforços para acolher bem todos os irmãos e irmãs vindos de diversos países.

Por Pe. Justino Sarmento Rezende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀