EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: GRUPO DE MANICORÉ 

Saímos de Manaus dia 12, às 02:00 da manhã e chegamos em Brasília às 06:30 h. Visto que nosso vôo para Lisboa estava previsto para às 17:00 h, aproveitamos a ocasião visitar nossa capital federal.

Um amigo de um dos nossos peregrinos preparou tudo e nos disponibilizou um micro-ônibus. Coisa providencial e generosa!
Iniciamos a visita com um momento de oração no Santuário Dom Bosco. Todos ficaram impressionados com sua beleza. Após o passeio pela cidade, às 12:00 horas, almoçamos num restaurante no Shopping Pátio Brasil onde fizemos um ato de agradecimento ao senhor Irineu, ex-gerente da agência do Banco do Brasil de Manicoré, pelo apoio generoso.

Conforme o previsto embarcamos para Lisboa às 17:00 horas. Apesar da tensão sentida por muitos do grupo, pelo fato de ser a primeira viagem, o vôo fui muito tranqüilo e pousamos na capital portuguesa às 06:00 horas da manhã do dia 13, sábado.

No aeroporto já nos esperava a Sabrina Colombo, voluntária que esteve em Manicoré nos últimos dois anos. A empresa de turismo Transdev com um micro-ônibus também já nos esperava. O padre Bira habilitou um chip de celular para facilitar a comunicação na Europa e deu o número a todos orientando como deveriam ligar em caso de necessidade.

O senhor Soares, motorista do micro-ônibus, foi o guia turístico por cerca de uma hora pelas ruas de Lisboa. Logo partimos para Fátima, era dia 13, comemoração mensal de Nossa Senhora de Fátima e também dia Nacional de Oração pelos migrantes em Fátima. Chegamos às 10:30 h. Uma multidão de mais ou menos (100.000) cem mil pessoas se espremia na grande praça do Santuário. A missa festiva e solene em (latim e português) já estava adiantada e nos esforçamos para estar mais próximos possível da imagem, do presidente e dos mais de100 sacerdotes concelebrantes de muitos países. Foi uma experiência emocionante para várias pessoas do grupo que tanto sonhavam visitar o Santuário de Fátima.

Após o almoço retornamos ao santuário, mas a visita foi abreviada por causa da grande multidão. Fato marcante dessa rápida visita, dentro do santuário, foi a renovação das promessas matrimoniais de um casal do grupo que completava 27 anos de vida matrimonial.

Ás 16:00 horas seguimos para Aveiro passando por Coimbra onde visitamos a histórica Universidade de Coimbra com especial atenção a grande e imponente biblioteca Universitária Joanina (de Dom João). Em Fátima a Sônia Pinho, ex-voluntária portuguesa que esteve um ano em Manicoré, veio ao nosso encontro com sua serenidade e simpatia. Chegamos em Aveiro no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC – da diocese de Aveiro) às 20:30 horas. Após a acolhida, os peregrinos seguiram para as casas das famílias anfitriãs. Apesar de cansaço físico o clima humano era de alegria, expectativa, encanto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀