Saímos de Manaus dia 12, às 02:00 da manhã e chegamos em Brasília às 06:30 h. Visto que nosso vôo para Lisboa estava previsto para às 17:00 h, aproveitamos a ocasião visitar nossa capital federal.
Um amigo de um dos nossos peregrinos preparou tudo e nos disponibilizou um micro-ônibus. Coisa providencial e generosa!
Iniciamos a visita com um momento de oração no Santuário Dom Bosco. Todos ficaram impressionados com sua beleza. Após o passeio pela cidade, às 12:00 horas, almoçamos num restaurante no Shopping Pátio Brasil onde fizemos um ato de agradecimento ao senhor Irineu, ex-gerente da agência do Banco do Brasil de Manicoré, pelo apoio generoso.
Conforme o previsto embarcamos para Lisboa às 17:00 horas. Apesar da tensão sentida por muitos do grupo, pelo fato de ser a primeira viagem, o vôo fui muito tranqüilo e pousamos na capital portuguesa às 06:00 horas da manhã do dia 13, sábado.
No aeroporto já nos esperava a Sabrina Colombo, voluntária que esteve em Manicoré nos últimos dois anos. A empresa de turismo Transdev com um micro-ônibus também já nos esperava. O padre Bira habilitou um chip de celular para facilitar a comunicação na Europa e deu o número a todos orientando como deveriam ligar em caso de necessidade.
O senhor Soares, motorista do micro-ônibus, foi o guia turístico por cerca de uma hora pelas ruas de Lisboa. Logo partimos para Fátima, era dia 13, comemoração mensal de Nossa Senhora de Fátima e também dia Nacional de Oração pelos migrantes em Fátima. Chegamos às 10:30 h. Uma multidão de mais ou menos (100.000) cem mil pessoas se espremia na grande praça do Santuário. A missa festiva e solene em (latim e português) já estava adiantada e nos esforçamos para estar mais próximos possível da imagem, do presidente e dos mais de100 sacerdotes concelebrantes de muitos países. Foi uma experiência emocionante para várias pessoas do grupo que tanto sonhavam visitar o Santuário de Fátima.
Após o almoço retornamos ao santuário, mas a visita foi abreviada por causa da grande multidão. Fato marcante dessa rápida visita, dentro do santuário, foi a renovação das promessas matrimoniais de um casal do grupo que completava 27 anos de vida matrimonial.
Ás 16:00 horas seguimos para Aveiro passando por Coimbra onde visitamos a histórica Universidade de Coimbra com especial atenção a grande e imponente biblioteca Universitária Joanina (de Dom João). Em Fátima a Sônia Pinho, ex-voluntária portuguesa que esteve um ano em Manicoré, veio ao nosso encontro com sua serenidade e simpatia. Chegamos em Aveiro no Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC – da diocese de Aveiro) às 20:30 horas. Após a acolhida, os peregrinos seguiram para as casas das famílias anfitriãs. Apesar de cansaço físico o clima humano era de alegria, expectativa, encanto…