EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

João Paulo II: uma pedagogia salesiana da acolhida

Dentre os muitos artigos publicados nestes dias pelo jornal mais difundido na Itália, o “Corriere della Sera”, dedicados à morte do Papa, Vittorio Messori, jornalista e escritor – a ele se deve entre outros o primeiro livro-entrevista com João Paulo II “Varcare la soglia della speranza” – traça um retrato especial do Pontífice.

A certa altura do artigo ressalta a dimensão pedagógica de João Paulo II, o seu relacionamento com os jovens e com os salesianos. Escreve: “Esta sua pedagogia do acolhimento e ao mesmo tempo de rigor, confirmou-ma ele mesmo, com palavras decididas, respondendo a uma pergunta sobre as novas gerações em «Varcare la soglia della Sparanza». Poucas páginas, mas intensas onde parecem ressoar as intuições e o estilo de um santo de quem sempre foi devoto admirador, isto é, de Dom Bosco, cujos Salesianos tiveram logo na Polônia uma extraordinária acolhida e cuja rede de obras e oratórios cobriram grande parte do país”.

Messori parece dizer que o Papa foi à escola de Dom Bosco. De fato acrescenta: “Uma lição que Wojtyla (por um momento pensou até em fazer-se exatamente salesiano) captou e soube traduzir em prática, com os resultados que todos pudemos constatar até ao fim. Ao invés de sentir-se afastados por aquela sensação de Evangelho radical, os jovens acorreram em massa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀