Belém/PA – Formar bons cristãos e honestos cidadãos. Mostrar a cara da juventude Salesiana, vivenciar conhecimentos e testemunhar a fé. É com esse pensamento que na última quarta-feira dia 09/02 na Escola Salesiana do Trabalho em meio a uma tarde chuvosa, típica do Pará, representantes da animação pastoral, coordenadores e responsáveis por grupos juvenis se reuniram para tratar e trocar idéias para se resgatar, revitalizar e dar um novo toque nas atividades daqueles que trabalham com os grupos de base da EST, como Coroinhas, Oratório e Crisma. Eles é que são conhecidos como “a cara” da Juventude do Salesiano do trabalho, o JEST.
Neste dia, as atividades foram divididas na primeira parte, com a oração inicial, onde a motivação foi feita através do evangelho de João, base da estréia de 2011, que gerou uma breve reflexão onde se destacou os desafios de cada coordenador e responsáveis pela animação da pastoral e dos jovens. “Devemos ter pés firmes no chão e andarmos com os olhos fixos em Jesus Cristo e conseqüentemente formar jovens de valores de ‘sal e luz’ que possam contribuir na construção do reino de Deus através da transformação da sociedade” destacou, Henrique Afonso na reflexão.
Na segunda parte; Qual público iremos atender? Qual a temática Geradora? Eram os primeiros pontos a serem solucionados. Pois, há a necessidade de dar uma nova roupagem na estrutura dos jovens atendidos no movimento JEST onde apenas jovens advindos da crisma que por opção se encaixam ou não, nos grupos de base da casa.
Em meio a opiniões surgiu a idéia de se ampliar o leque de opções onde foram acolhidas com entusiasmo novas categorias como: jovens do ensino regular, profissional e da comunidade que estarão fazendo parte deste “grupão” de vivência cristã. E como bons viventes da espiritualidade Salesiana será usado nas atividades a temática vocacional através da estréia de 2011: “Vinde e Vede!”
O primeiro encontro do JEST estar programado para o dia 26 de março com a sub- temática: Semeando a vida no planeta em alusão a campanha da fraternidade 2011. Entre as novidades que estão por vim podemos destacar a tão aguardada cristotéca, o terço e o acampamento da juventude, além dos retiros, eventos e o movimento solidário de natal, já existente na casa.
Estiveram presentes na reunião, Pe. José Manoel, coordenador de pastoral, Henrique Afonso, coordenador do Oratório Festivo Dom Bosco (OFDB), Amanda Luz, Coordenadora do Grupo de Coroinhas, Thais Luz e Fanny Cruz participantes da equipe de coordenação AJS-PA e Viviane Reis catequista de crisma.
“Nosso objetivo específico, será provocar nos jovens a criação de seu perfil onde os eles sejam atuantes na igreja, críticos e politizados, evitando assim que eles se tornem alienados.