EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

IV Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana

Aconteceu no domingo, dia 17 de junho, no auditório do Colégio-Faculdade Dom Bosco de Manaus, a IV JORNADA DE ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA SALESIANA. Os mais de 100 participantes, dentre crianças, adolescentes, jovens e membros da Família Salesiana, refletiram sobre o tema: “Valorizar a Vida diante da Cultura de Morte”.


O evento, organizado pela Consulta da Família Salesiana em Manaus, iniciou-se às 08h30 com as palavras de Boas Vindas da Salesiana Cooperadora, Neide Carvalho, líder da Consulta; passou-se à celebração de abertura que, inspirada no conteúdo da estréia 2007, centrou sua atenção sobre a espiritualidade cristã e salesiana sensíveis o valor absoluto da vida humana e se concluiu às 13h com um pequeno show de música e coreografias executadas por um grupo de crianças do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora


Para melhor subsidiar o processo de reflexão, foi apresentado aos participantes o DVD da estréia 2007: “deixemo-nos guiar pelo Amor de Deus pela Vida”. Em seguida o assessor do evento, Pe. Bira, tomou a palavra e aprofundou o tema apresentando, em power point, o significado de “cultura da vida” e “cultura da morte”, estimulando a assembléia participante ao compromisso do desenvolvimento do “ser biófilo”, amante da vida, bem como, estimulou os participantes ao aprofundamento de algumas ideologias que geram a cultura de morte, tais como, o voluntarismo, o hedonismo, o utilitarismo, o tecnicismo e o democracismo.


Foi uma manhã muito rica e vivenciada fraternalmente. Além das atividades já citadas, outras foram promovidas como momentos de partilha de comentários após a apresentação do DVD, foi realizado trabalhos em grupos e também a celebração da Eucaristia, na qual, no momento da homilia, vários representantes de grupos partilharam diversas reflexões referentes ao tema em estudo. Merece destaque a presença e as palavras da irmã Carmelita Conceição, Inspetora da Inspetoria Santa Teresina e do Pe. Damásio Medeiros Inspetor da ISMA.


Ao concluir sua reflexão, Pe. Bira, falando sobre a “cultura de morte”, disse que “os muitos males que atentam contra a vida humana hoje, são conseqüências de grandes ideologias. Não basta condená-las; é necessário conhecê-las para que possamos melhor perceber suas fragilidades internas e contradições para que possamos promover a antropologia cristã que concebe a pessoa como um ser pluri-dimensional”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀