EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

IV Congresso mundial dos Salesianos Cooperadores

No Salesianum de Roma, em Via della Pisana, está acontecendo o 4º Congresso Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, com cerca de 250 delegados de várias associações locais e nacionais.

Três os objetivos principais do evento, que este ano tem como tema o Projeto de Vida Apostólica: um caminho de fidelidade para o carisma de Dom Bosco – a aprovação definitiva do Projeto de Vida Apostólica (PVA); a nomeação do novo Coordenador Mundial e a definição de diretrizes programáticas para os próximos seis anos.

A abertura do evento contou com a participação do atual Coordenador mundial, Dr. Rosario Maiorano, do Reitor-Mor dos Salesianos e da Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Yvonne Reungoat.

Mencionando a missão do Salesiano Cooperador: “ser a projeção viva da perfeita ‘humanitas’ do Cristo encarnado no meio dos jovens e dos pobres, segundo o exemplo e o ensinamento de Dom Bosco” , o Dr. Maiorano descreveu o percurso de verificação e de aprovação do PVA lançado em experimentum em 2006.

A definição do PVA neste congresso confirma definitivamente também a mudança da identificação Salesianos Cooperadores. Uma escolha que enfatiza a realidade carismática e representa um retorno às origens e ao coração de Dom Bosco, “vinculando ainda mais à missão salesiana o nosso compromisso comum na Família de Dom Bosco”. Dom Bosco, de fato, pensava que um ramo de sua congregação nascente tinha de ser composto por salesianos externos: “Qualquer pessoa, mesmo vivendo em sua própria casa com sua família, pode pertencer à nossa Sociedade” (MB VII 885).

“Estou aqui para testemunhar a nossa presença como grupo histórico da Família Salesiana, que, junto com os Salesianos, os Salesianos Cooperadores e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, compartilha o privilégio e a responsabilidade de ter sido fundado diretamente por Dom Bosco”, afirmou a madre-geral das FMA, lembrando que os acontecimentos que a Igreja está vivendo – O Ano da Fé, o aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, o recente Sínodo sobre a Nova Evangelização – representam uma entrega “preciosa que nos compromete a testemunhar a vida cristã nos diferentes continentes.”

O PVA deve acompanhar a “Carta de Identidade da Família Salesiana”, que enfatiza a “importância das raízes comuns da espiritualidade salesiana dos diversos grupos, unidos pelo único carisma que cria unidade e sentido de pertencimento, dá sentido para toda a Família Salesiana, mesmo na diversidade de vocações que ela contém”, disse a madre-geral das FMA. A Família Salesiana é “uma rede indispensável, uma âncora fundamental para uma vida proveitosa nesses tempos marcados por grandes mudanças”, ela tem um objetivo apostólico claro: “Gostaríamos que os nossos jovens, todos eles, voltassem a sonhar e a ter esperança”.

Em seguida, todos ouviram a lectio magistralis do padre Pascual Chávez Villanueva, reitor-mor e diretor da Associação dos Salesianos Cooperadores.

A Associação dos Salesianos Cooperadores, fundada por Dom Bosco em 1876, é composta por leigos, religiosos e sacerdotes que se esforçam para viver e trabalhar, de acordo com o carisma salesiano, como um serviço específico para a Igreja na educação e evangelização.

Existem cerca de 30.000 Salesianos Cooperadores no mundo. Todos estão empenhados, por meio deste Congresso, em ganhar uma maior visibilidade no âmbito eclesial, social e político, a serviço da educação e da evangelização dos jovens.

O IV Congresso dos SSCC terminará domingo, 11 de novembro, com a participação, na Praça de São Pedro, do Angelus do Papa.

Pe. Sinval Marques Pereira
Delegado Inspetorial para a Família Salesiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀