EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

IV Congresso mundial dos Salesianos Cooperadores

No Salesianum de Roma, em Via della Pisana, está acontecendo o 4º Congresso Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, com cerca de 250 delegados de várias associações locais e nacionais.

Três os objetivos principais do evento, que este ano tem como tema o Projeto de Vida Apostólica: um caminho de fidelidade para o carisma de Dom Bosco – a aprovação definitiva do Projeto de Vida Apostólica (PVA); a nomeação do novo Coordenador Mundial e a definição de diretrizes programáticas para os próximos seis anos.

A abertura do evento contou com a participação do atual Coordenador mundial, Dr. Rosario Maiorano, do Reitor-Mor dos Salesianos e da Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Yvonne Reungoat.

Mencionando a missão do Salesiano Cooperador: “ser a projeção viva da perfeita ‘humanitas’ do Cristo encarnado no meio dos jovens e dos pobres, segundo o exemplo e o ensinamento de Dom Bosco” , o Dr. Maiorano descreveu o percurso de verificação e de aprovação do PVA lançado em experimentum em 2006.

A definição do PVA neste congresso confirma definitivamente também a mudança da identificação Salesianos Cooperadores. Uma escolha que enfatiza a realidade carismática e representa um retorno às origens e ao coração de Dom Bosco, “vinculando ainda mais à missão salesiana o nosso compromisso comum na Família de Dom Bosco”. Dom Bosco, de fato, pensava que um ramo de sua congregação nascente tinha de ser composto por salesianos externos: “Qualquer pessoa, mesmo vivendo em sua própria casa com sua família, pode pertencer à nossa Sociedade” (MB VII 885).

“Estou aqui para testemunhar a nossa presença como grupo histórico da Família Salesiana, que, junto com os Salesianos, os Salesianos Cooperadores e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, compartilha o privilégio e a responsabilidade de ter sido fundado diretamente por Dom Bosco”, afirmou a madre-geral das FMA, lembrando que os acontecimentos que a Igreja está vivendo – O Ano da Fé, o aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, o recente Sínodo sobre a Nova Evangelização – representam uma entrega “preciosa que nos compromete a testemunhar a vida cristã nos diferentes continentes.”

O PVA deve acompanhar a “Carta de Identidade da Família Salesiana”, que enfatiza a “importância das raízes comuns da espiritualidade salesiana dos diversos grupos, unidos pelo único carisma que cria unidade e sentido de pertencimento, dá sentido para toda a Família Salesiana, mesmo na diversidade de vocações que ela contém”, disse a madre-geral das FMA. A Família Salesiana é “uma rede indispensável, uma âncora fundamental para uma vida proveitosa nesses tempos marcados por grandes mudanças”, ela tem um objetivo apostólico claro: “Gostaríamos que os nossos jovens, todos eles, voltassem a sonhar e a ter esperança”.

Em seguida, todos ouviram a lectio magistralis do padre Pascual Chávez Villanueva, reitor-mor e diretor da Associação dos Salesianos Cooperadores.

A Associação dos Salesianos Cooperadores, fundada por Dom Bosco em 1876, é composta por leigos, religiosos e sacerdotes que se esforçam para viver e trabalhar, de acordo com o carisma salesiano, como um serviço específico para a Igreja na educação e evangelização.

Existem cerca de 30.000 Salesianos Cooperadores no mundo. Todos estão empenhados, por meio deste Congresso, em ganhar uma maior visibilidade no âmbito eclesial, social e político, a serviço da educação e da evangelização dos jovens.

O IV Congresso dos SSCC terminará domingo, 11 de novembro, com a participação, na Praça de São Pedro, do Angelus do Papa.

Pe. Sinval Marques Pereira
Delegado Inspetorial para a Família Salesiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀