EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish

IV Assembléia Geral Internacional da Associação Damas Salesianas (AGI)

É com muita alegria que os cumprimento, e através deste comunico-lhes em poucas linhas os trâmites da IV Assembléia Geral Internacional da Associação Damas Salesianas (AGI), bem como dizer de nossa alegria em ter tido a oportunidade de participar de mais esse evento do grupo da família salesiana (ADS).

“Todos temos a oportunidade de contemplar a graça de Deus em nossa vida. São múltiplas as expressões da providência paterna e amorosa de Deus para conosco” disse Pe. Miguel González, fundador da ADS em seu discurso de abertura. A Associação Damas salesianas é para nós mulheres leigas e comprometidas com a construção do reino de Deus, uma dessas providências.

Estavam presentes no encontro mais de 90 damas salesianas representantes dos 26 países onde a ADS com suas obras leva aos seus destinatários o carisma e o sistema preventivo de Dom Bosco, pautado num projeto empresa chamado IDEÁRIO. Na ocasião, mais de 15 sacerdotes salesianos (sdb), nossos mais fieis colaboradores e preservadores do carisma salesiano em nossa associação, chamados pelo Espírito Santo a ser nossos Conselheiros Espirituais, prestigiaram o evento.

Do Brasil estiveram presentes: a presidente nacional Sra. Julia Paronetto (Araxá/MG), Sra. Lucilaine Queiroz, presidente do Centro Silvania/GO e delegada para o Brasil na AGI, Sra. Neila Soares, presidente do Centro Niterói/RJ, Pe. Antonio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), Conselheiro Nacional e do Centro ADS Belém e essa fiel interlocutora que vos escreve, na oportunidade representando o centro Belém e como delegada para o Brasil. A delegação brasileira estava sendo esperada com muita festa, haja vista o desenvolvimento dos Centros no Brasil nos últimos anos e as potencialidades futuras de crescimento.

Foram abordados nestes dias temas como: Comunhão e fraternidade, Novo Compromisso e Responsalidade do Laicato, Auto-sustentabilidade do terceiro Setor, Capital Humano e Vocações, Ideário – Projeto de Vida e caminho de santificação, Novas Lideranças – Os três célebros, Projeto empresa 2005/2011, Os indicadores e os objetivos de desenvolvimento do Milênio, Mercado social ADS e muita… muita espiritualidade e sentido de pertença à família salesiana.

Uma última notícia para vocês dois é que fui eleita Conselheira Regional Cone Sul, para o Brasil, Paraguai e Uruguai, esse é um novo desafio, pois é a primeira vez que o Brasil faz parte do diretório internacional da ADS, juntamente comigo foi eleita a brasileira radicada em Caracas, Sra. Abla Arantes, uma jovem senhora, que recebeu o encargo de ser Conselheira Juvenil. É o Brasil salesiano mostrando as potencialidades de seu laicato feminino, comprometido e pronto a servir a missão da família salesiana.

Enfim, meus caros e diletos parceiros da boa comunicação, não teria como falar desse encontro em poucas linhas, não imaginam o esforço que estou fazendo. Hoje me sinto grata aos salesianos (EST), a ADS e principalmente ao Espírito Santo, que juntos me embebedaram (como uma esponja) com esse carisma tão atual e necessário a sociedade hodierna. Que eu possa ser e dar o testemunho de uma mulher comprometida com as realidades do meu entorno, e que através da ADS e dessa linda família, possa envolver a tantas mulheres que ainda não responderam ao chamado de serem “mulheres do mundo no coração da Igreja e mulheres da Igreja no coração do mundo”.

Concluo com uma das falas de Pe. Antonio Robles, Conselheiro Espiritual Nacional de Porto Rico, um sacerdote a caminho da santidade. “Tudo em nossa vida é graça de Deus. Por isso nos diz Jesus: Benditos os pobres de espírito por que deles é o reino dos céus. Benditos, porque sentimos que o que temos é de Deus. Deus é o dono de tudo. E sendo pobres, somos somente os administradores dos dons e talentos recebidos de Deus. E por isso, devemos procurar administrá-los da melhor forma possível em favor dos nossos irmãos necessitados”.

Maiores detalhes acessem a home page da ADS www.ads.org.ve que terão a íntegra do que aconteceu por lá, inclusive com fotos (Nuevo AGI 2005 – Fotos).

Que Maria possa continuar sendo nossa maior inspiração e modelo a seguir como dama salesiana.

Com carinho,

Myriam Freitas