EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Itália – CG26: “Beber nas fontes”

No segundo dia de peregrinação turinesa, sobre os passos do Fundador, os participantes do 26° Capítulo Geral da Congregação Salesiana tiveram a possibilidade de voltar a percorrer a vida de Dom Bosco através da visita aos lugares onde ele viveu e trabalhou.

O Valdocco de Turim e o Colle Don Bosco acolheram durante todo o dia os 233 delegados, oferecendo-lhes a possibilidade de uma significativa caminhada de aprofundamento. Toda a manhã foi dedicada à visita a Valdocco. A igreja de S. Francesco de Sales, a Capela Pinardi, o Oratório Festivo e os Aposentos («Camerette») de Dom Bosco representaram o desejo de voltar ao Carisma de Dom Bosco, à fonte da experiência daquele sistema preventivo, que é o critério fundamental de toda obra salesiana. Os capitulares, subdivididos em grupos lingüísticos e conduzidos por guias especialmente preparadas e coordenados pelo P. Aldo Giraudo, puderam visitar os locais de Valdocco.

Seguiu-se a solene Concelebração na Basílica de Maria Auxiliadora, transmitida ao vivo, via satélite, por ‘Telepace’, com a produção de imagem de ‘Missões Dom Bosco-Media Centre’, celebração presidida pelo Reitor-Mor. “Desde ontem – disse durante a homilia o P. Chávez, dirigindo-se aos fiéis presentes – encontram-se entre vós os membros do 26° Capítulo Geral da Congregação Salesiana. Como podeis ver, todo o mundo está neles representado, vindos como vêm dos cinco continentes. Quisemos começar pelo berço do carisma salesiano, por isso viemos a Turim para visitar os nossos lugares santos, caminhar sobre os passos de Dom Bosco, beber nas fontes do nosso carisma e da nossa espiritualidade, re-partindo assim do nosso Fundador e Pai. Hoje estamos aqui na Basílica de Maria Auxiliadora, casa de Nossa Senhora, de onde se difundiu para todo o mundo a sua glória. Temos tanto para agradecer a Deus e, ao mesmo tempo, tanto para confidenciar, a fim de podermos enfrentar com confiança os desafios do presente e sonhar com audácia o futuro”.

A tarde foi dedicada à visita do Colle Don Bosco e arredores, lugar do nascimento do Santo Fundador dos salesianos e da sua maturação, graças sobretudo à presença de Mamãe Margarida, figura fundamental para as opções do jovem João Bosco.

O segundo dia da peregrinação dos delegados encerrou-se de noite com a procissão a luz de velas, desde a Casa da infância até ao Templo do Colle, guiada pelo P. Albert van Hecke, Conselheiro para a Região Europa Norte. No Templo os capitulares celebraram a oração de Vésperas. Aqui o P. Luigi Basset, diretor do Colle, fez executar pelo “Corale Don Bosco”, ao qual se uniram salesianos da comunidade, dois cantos: o primeiro feito pelo Venerável P. Vicente Cimatti, sobre a casa dos Becchi, durante o CG16, em 1947; o segundo, um hino a Mamãe Margarida, composto por Domenico Machetta. A execução foi acompanhada através de um fascículo com os textos e as músicas dos dois cantos e algumas fotos do Colle, entre as quais uma do P. Cimatti que o representa tocando no harmônio, na frente da casa de Dom Bosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀