EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ITINERÁRIO PASCAL DOS EDUCADORES

Cerca de 320 educadores da RSE de Manaus, fizeram uma experiência de Leitura Orante como “Itinerário pascal na relação educativa” .

O primeiro encontro, no Patronato Santa Teresinha, reuniu 210 educadores; o segundo, no Colégio Dom Bosco, cerca de 110.. O texto iluminador foi o Relato der Emaus, narrado no Evangelho segundo Lucas.

A assessoria foi do Pe. José Benedito (Bené) apoiado pelo pré-noviço Augusto Rodrigues.
Os motivos da escolha do Relato de Emaus: além de ser o texto motivador da Estréia de 2010, o relato Bíblico acompanha, iluminando e desafiando, a vida da Igreja, da Congregação e da Vida Religiosa; nesta última década. Há pelo menos oito motivos para acolher tal itinerário lucano. A assessoria refletiu como, no relato lucano, podemos fundamentar algumas fundamentais posturas em chave salesiana: a pedagogia da caminhada, o valor do grupo, a partilha no grupo, a desafio do distanciamento, a urgência da escuta educativa, o desafio da descoberta dos valores das cultura e vida juvenis, a necessidade de “fazer-se Eucaristia”.

A dinâmica usada foi a reflexão em trio de educadores, que no grupo liam o texto evangélico, refletiam questões propostas, partilhavam reflexões, rezavam, cantavam, refletiam em silêncio,. Tentando desmassificar o grande grupão; foram vivenciados dois momentos de caminhada :uma caminhada individual, silenciosa e outra caminhada de partilha no trio de reflexão .A conclusão do encontro foi um momento ritual-simbólico com partilhada de pão e suco de uva e compromisso de comunhão da pessoal vida educativa.. O ritual contou com a participação especial dos(das) diretores(as), supervisores, coordenadores pedagógicos,.

O itinerário pascal foi vivenciado através da reflexão de algumas atitudes educativo-evangelizadoras presentes no relato bíblico: aproximar-se dos jovens, diminuir as distâncias entre os educadores,os pais e educandos-filhos, ouvir os educandos, descobri-lhes os valores e o potencial,acolher seus rostros tristes, partilhar cotidianamente o pão da competência profissional, do amor educativo, sintonizar com o horizonte da pertença eclesial.

As ressonância entre os educadores foram predominantemente positivas e entusiastas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀