EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

INSPETORIAS DO CONE SUL REÚNEM-SE COM REITOR-MOR NO PARAGUAI

Por Inspetoria São Domingos Sávio –

Inspetores, e conselheiros das Inspetorias Salesianas (sdb) do Cone Sul, reuniram-se, de 20 a 25 de março em Ipacaraí, no Paraguai, com o Reitor-Mor e seus conselheiros para tratarem de assuntos aprovados no Capitulo Geral 27 (CG27.

Uma das deliberações foi a realização de uma ou mais visitas de conjunto em cada região, como já é de praxe acontecer a cada sexênio do governo do Reitor-Mor e do Conselho Geral. Essas visitas servem como instrumento útil de animação, que permite com modalidades flexíveis o maior conhecimento das regiões, a partilha de problemáticas comuns e de orientações da Congregação, a comunhão com o Reitor-Mor e o Conselho Geral, a escuta direta dos Conselhos inspetoriais e a revisão da atuação das deliberações do Capítulo Geral.

As visitas de conjunto serão compostas por inspetores ou superiores, conselheiros inspetoriais, delegados inspetoriais para a formação e para a pastoral juvenil se não forem conselheiros e pelos encarregados regionais, que terão como objetivos colocar-se à escuta da vida das Inspetorias e da Região, ajuda-las a conhecerem e assumirem o caminho da Congregação, favorecendo o sentido de pertença, assumindo uma mentalidade compartilhada e oferecendo à Região uma orientação de itinerário.

Durante os dias do encontro, os participantes reuniram-se em grupos para a escolha dos temas – propostos pelo Conselheiro Regional e aprovados pelo Reitor-Mor e Conselheiros, para estudo das regiões e redesenho das presenças salesianas. Foi apresentado por conselheiros um tema sobre o projeto inspetorial como propostas de serviços regionais, inspetorias e delegações e necessidade de pessoal de apoio.

Ao final do encontro o Reitor-Mor Pe Angel Artime concluiu que cresce o sentido de comunhão e colaboração na região Cone Sul através dos serviços das duas conferências, CISBRASIL E CISUR, e que a paixão pelo trabalho missionário não pode morrer “O trabalho realizado pelos salesianos nas regiões é maravilhoso, com certeza temos uma grande  paixão pelo nosso trabalho missionário, porém, devemos ter cuidado para não perder a identidade Salesiana, que é conectada na consciência da consagração apostólica, pois estamos a serviço do Reino de Deus”.

Sobre o redesenho das Inspetorias, padre Angel animou os Salesianos do Cone-Sul a não desistirem “Precisamos investir energias para o necessário redesenho de nossas inspetorias, pois assim estaremos reestruturando e assegurando o futuro; é preciso investir cada vez mais na missão compartilhada com os leigos, não como opção mas como exigência da nossa identidade salesiana” disse, frisando sobre o trabalho em comunhão com os leigos que deve superar as barreiras da resistência para um trabalho em comunhão.

Os incentivou a continuar promovendo a Comunicação Social a serviço da missão salesiana de modo a favorecer a visibilidade dos trabalhos realizados “A inspetoria é um organismo vivo, que precisa-se deixar ser guiada pelo Espírito, é necessário a promoção de um trabalho constante e corajoso para assegurar sustentabilidade e transparência. Fortalecendo as equipes de animação que urgem a promoção de uma formação em missionariedade, capaz de formar a missão salesiana e a promoção de uma pastoral juvenil missionária” finalizou o X sucessor de Dom Bosco, padre Angel Artime.

Os salesianos da Inspetoria São Domingos Sávio, da região norte do Brasil, estiveram presentes e foram representados no encontro pelo inspetor padre Francisco Alves de Lima, o vice-inspetor padre Antônio de Assis Ribeiro, o ecônomo padre Jefferson Luis Santos, os conselheiros padres Alzimar Farias de Araújo, José Reginaldo Oliveira, Justino Sarmento Rezende e Reginaldo Cordeiro, e o diretor do Centro Salesiano de Formação padre Isley Nascimento.

38586546-9c04-4613-a4ab-2bba7603713c 1a14d77d-20fa-446b-9723-c3fed373aad5   37bb775a-7830-4d2c-916f-c0a600d6f5fc 51f9cdfe-3902-452c-861b-d674a8dc2913 934c6ad9-e4c9-419e-840b-fe43bcf491da  c54605be-72a8-4c4c-97cd-b861a14b7833 fdcc5bdf-e58a-4f95-b5e0-3c565afba350

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀