Por Inspetoria São Domingos Sávio –
Inspetores, e conselheiros das Inspetorias Salesianas (sdb) do Cone Sul, reuniram-se, de 20 a 25 de março em Ipacaraí, no Paraguai, com o Reitor-Mor e seus conselheiros para tratarem de assuntos aprovados no Capitulo Geral 27 (CG27.
Uma das deliberações foi a realização de uma ou mais visitas de conjunto em cada região, como já é de praxe acontecer a cada sexênio do governo do Reitor-Mor e do Conselho Geral. Essas visitas servem como instrumento útil de animação, que permite com modalidades flexíveis o maior conhecimento das regiões, a partilha de problemáticas comuns e de orientações da Congregação, a comunhão com o Reitor-Mor e o Conselho Geral, a escuta direta dos Conselhos inspetoriais e a revisão da atuação das deliberações do Capítulo Geral.
As visitas de conjunto serão compostas por inspetores ou superiores, conselheiros inspetoriais, delegados inspetoriais para a formação e para a pastoral juvenil se não forem conselheiros e pelos encarregados regionais, que terão como objetivos colocar-se à escuta da vida das Inspetorias e da Região, ajuda-las a conhecerem e assumirem o caminho da Congregação, favorecendo o sentido de pertença, assumindo uma mentalidade compartilhada e oferecendo à Região uma orientação de itinerário.
Durante os dias do encontro, os participantes reuniram-se em grupos para a escolha dos temas – propostos pelo Conselheiro Regional e aprovados pelo Reitor-Mor e Conselheiros, para estudo das regiões e redesenho das presenças salesianas. Foi apresentado por conselheiros um tema sobre o projeto inspetorial como propostas de serviços regionais, inspetorias e delegações e necessidade de pessoal de apoio.
Ao final do encontro o Reitor-Mor Pe Angel Artime concluiu que cresce o sentido de comunhão e colaboração na região Cone Sul através dos serviços das duas conferências, CISBRASIL E CISUR, e que a paixão pelo trabalho missionário não pode morrer “O trabalho realizado pelos salesianos nas regiões é maravilhoso, com certeza temos uma grande paixão pelo nosso trabalho missionário, porém, devemos ter cuidado para não perder a identidade Salesiana, que é conectada na consciência da consagração apostólica, pois estamos a serviço do Reino de Deus”.
Sobre o redesenho das Inspetorias, padre Angel animou os Salesianos do Cone-Sul a não desistirem “Precisamos investir energias para o necessário redesenho de nossas inspetorias, pois assim estaremos reestruturando e assegurando o futuro; é preciso investir cada vez mais na missão compartilhada com os leigos, não como opção mas como exigência da nossa identidade salesiana” disse, frisando sobre o trabalho em comunhão com os leigos que deve superar as barreiras da resistência para um trabalho em comunhão.
Os incentivou a continuar promovendo a Comunicação Social a serviço da missão salesiana de modo a favorecer a visibilidade dos trabalhos realizados “A inspetoria é um organismo vivo, que precisa-se deixar ser guiada pelo Espírito, é necessário a promoção de um trabalho constante e corajoso para assegurar sustentabilidade e transparência. Fortalecendo as equipes de animação que urgem a promoção de uma formação em missionariedade, capaz de formar a missão salesiana e a promoção de uma pastoral juvenil missionária” finalizou o X sucessor de Dom Bosco, padre Angel Artime.
Os salesianos da Inspetoria São Domingos Sávio, da região norte do Brasil, estiveram presentes e foram representados no encontro pelo inspetor padre Francisco Alves de Lima, o vice-inspetor padre Antônio de Assis Ribeiro, o ecônomo padre Jefferson Luis Santos, os conselheiros padres Alzimar Farias de Araújo, José Reginaldo Oliveira, Justino Sarmento Rezende e Reginaldo Cordeiro, e o diretor do Centro Salesiano de Formação padre Isley Nascimento.