EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

INICIO DO NOVICIADO SALESIANO DE BARBACENA 2017

Por S. Wellington Abreu, sdb – Assistente do Noviciado

No dia 02 de fevereiro, na Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada, foi realizada, em Barbacena-MG a Missa de abertura do Noviciado Interinspetorial 2017.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Inspetor da ISJB, Padre Orestes Fistarol e concelebrada pelos padres da comunidade, e os padres da comunidade salesiana de São João del Rei. O Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, em Manaus, Padre Francisco Alves de Lima (Pe Chicão), e o Vice Inspetor da Inspetoria de Campo Grande Padre Adalberto Alves de Jesus, também estiveram presentes na abertura do Noviciado e em seus discursos de boas vindas aos novos noviços salesianos, lembraram da grande importância de se entregarem com abertura nas mãos do mestre e da comunidade formadora.

Este ano a comunidade salesiana local é formada por sete salesianos e vinte noviços. O Diretor e Mestre de Noviços Padre Lauro Takaki Shinohara (BCG), Padre Antônio Pinheiro – vice diretor, Padre José Paulino – ecônomo, Padre Hélio Comissário – confessor, Padre João Marcos, Irmão Ludovino Lima e o Tirocinante Wellington Abreu (BMA).

Os noviços da ISJB são quatro: Luiz Gomes, Luiz Oliveira, Vanderlei Tonani e Filipe Gomes. Da Inspetoria de Campo Grande são oito: Leonardo Martins, Leandro Pinho, Cleiton Cecílio, Vinicius Martins, Ricardo Ferlin, Waldiak Rondon, Jameo Aihorowa, Pariwawi Temrité. Da Inspetoria de Manaus são oito: Raynery Augusto, Antônio Neto, Daniel Lucas, Gustavo Silva, Marcos André, Walter Felipe, Williansmar Costa e Everton Farias.

O NOVICIADO

É uma etapa do processo formativo próprio dos Institutos de Vida Consagrada. É um tempo intenso de discernimento e de vivencia da carismática vida religiosa que se deseja viver, de acordo com a espiritualidade do Fundador. Para os Salesianos de Dom Bosco, são 12 meses de verdadeira experiência da vida salesiana.

O tempo de noviciado varia de acordo com as normas congregacionais; o mínimo exigido são 12 meses; há quem faça em dois anos, sendo muito tempo aplicado em experiências pastorais de acordo com o carisma institucional. Na verdade o noviciado começa quando o noviço se abre totalmente ao seu mestre (que é o religioso padre ou irmão que irá acompanhar o discernimento do noviço).

Assim, o noviciado é resultado de intensa interação mestre/noviço; onde é necessária abertura e acolhimento de ambas as partes. Esse discernimento é sempre feito diante do Senhor que chama, e ao qual os noviços seguem mais de perto, de acordo com a leitura institucional.

Os estudos são específicos desde a fundação, passando pelo carisma, suas Constituições, suas tradições e toda a sua história bem solidificada numa profunda Teologia da Vida Religiosa; onde conhecesse a História do monarquismo, das ordens religiosas, das congregações, dos institutos seculares, das sociedades de vida apostólica, dos novos movimentos e ou associações de fieis; é uma riqueza imensa que o Espirito Santo suscita na Igreja.

Para os Salesianos de Dom Bosco o noviciado é o momento de exercício na Vida Comunitária, na pratica dos Conselhos Evangélicos de Obediência, Pobreza e Castidade e na demonstração do Amor aos Jovens, nossos destinatários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀