Por Leonardo Tadeu da S. Oliveira, SDB.
No dia 09 de agosto de 2021, teve início as atividades do Centro de Formação Indígena (CFI), na presença salesiana de São Gabriel da Cachoeira-AM. Devido à situação de risco da pandemia da Covid-19, só foi possível retomar esse serviço de formação no segundo semestre desse ano.
Foram acolhidos 3 jovens indígenas que estavam sendo acompanhados pelos Salesianos de suas presenças de origem ao longo dos meses anteriores. Eles vêm morar junto à comunidade salesiana de São Gabriel com a intenção de aprofundar seu discernimento vocacional e entender melhor o projeto de Deus para cada um deles. Participando da vida comunitária, dos momentos de oração e das atividades pastorais desenvolvidas pelos Salesianos dessa presença, esses jovens vocacionados são progressivamente inseridos na dinâmica da vida religiosa salesiana e têm a oportunidade de conhecerem melhor a vocação salesiana para, assim, traçarem seu Projeto Pessoal de Vida.
Os jovens vocacionados são: Elthon Lucas da Silva Teixeira, de 18 anos, da etnia Yanomami, vindo de Maturacá-AM; Jocivaldo Cabral Costa, de 23 anos, da etnia Tukano, nascido em Pari-Cachoeira-AM, mas, já morava em São Gabriel com a família; e René dos Santos Teixeira, de 18 anos, da etnia Yanomami, vindo de Maturacá-AM. A comunidade salesiana espera ainda a chegada de um quarto vocacionado, chamado Queilon Pereira dos Santos, de 23 anos, também da etnia Yanomami e virá de Maturacá-AM. Ao longo desse segundo semestre, esses jovens, além de participarem da vida da comunidade, terão formação sobre Introdução ao Catecismo da Igreja Católica e à Salesianidade, bem como reforço de Língua Portuguesa, aulas de música, informática e curso de panificação, visto que o objetivo é mais do que apenas encaminhá-los para a formação salesiana, mas, sim, formá-los como “bons cristãos e honestos cidadãos”, como ensinou Dom Bosco.