EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Iniciando o estudo de Dom Bosco!

Agradeço o convite do Pe. Benjamim Morando (Inspetor) em nome da nossa Inspetoria São Domingos Sávio para que eu pudesse iniciar o Curso para Docentes de Salesianidade – Primeiro nível, no Centro Salesiano Regional de Formação Permanente, na cidade de Quito (Equador), no período de 04 a 24 de março de 2012.
Agradeço aos nossos educadores-formadores do Centro Salesiano Regional: Pe. Javier Altamirano, Pe. Julio Olarte, Pe. Fernando Peraza, Pe. Josué (da nossa inspetoria) e Professor Iván (leigo) na transmissão feita com amor e paixão pela histórias e vida de Dom Bosco, nosso pai e mestre.

Éramos trinta e um (31) participantes de diferentes países: Argentina (9), Brasil (4), Guatemala (1), Panamá (1), Costa Rica (1), Nicarágua (1), Chile (2), Colômbia (3), Equador (3), Haiti (2), México (2) e Peru (2). 

O Centro Salesiano Regional todo ele constitui um ambiente educativo e formativo. O estudo é recheado de convivência fraterna com os irmãos e irmãs de diferentes países, com diferentes experiências de vida salesiana. Embora tenhamos (brasileiros) dificuldades de falar a língua espanhola dá para se comunicar, com gestos e com muitas explicações às vezes.

O clima de oração/celebrações ajuda-nos a viver na intimidade com o Deus da Vida, Deus amoroso e misericordioso que Mamãe Margarida e Dom Bosco vivenciaram. Os boas-noites que cada país fazia ajudavam-nos a ampliar mais a visão das ações dos salesianos na América.

A transmissão de conteúdos programáticos constituía a parte mais empolgante do curso. Quando eu via e sentia a empolgação dos formadores ao falar dos contextos históricos e políticos, contextos religiosos e eclesiais, da época de Dom Bosco faziam-me pensar que muito pouco eu conhecia de Dom Bosco. A empolgação a qual eu me refiro é uma atitude bem fundamentada com bases científicas, base histórica, com metodologias apropriadas, estudo feito com clareza, com espírito crítico (não destrutivo) e sistemático.

A metodologia dos estudos incluía ainda estudos pessoais, muita leitura, reflexão, partilha no grupo e apresentação no plenário. Todos trabalhavam com empenho e entusiasmo. Após as apresentações seguiam-se as perguntas que geralmente eram comentadas e respondidas por um homem inteligente, sábio e simples Pe. Peraza. Esse para mim parecia ter vivido com Dom Bosco e parecia ter lido todos os livros sobre Dom Bosco.

Na avaliação todos os grupos de países demonstraram suas alegrias e muita vontade de continuar estudando. Todos os participantes desse primeiro nível estão com vontade de voltar para o segundo nível e assim seguir até o fim.

De minha parte eu quero dizer aos irmãos que vale muito estudar e conhecer as histórias que envolveram a vida e os compromissos que Dom Bosco assumiu na sua época. Agora entendo alguma coisa a mais. Com certeza até o final do Curso conhecerei muito mais.

Quem ainda não começou, tendo oportunidade vá conhecer Dom Bosco. Temos muito que aprender com Dom Bosco, não só conhecê-lo intelectualmente, mas renovar a nossa própria vida, nossa fraternidade, nosso compromisso prático, de convivência com a juventude como Dom Bosco fez com seus jovens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀