EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Iniciando o estudo de Dom Bosco!

Agradeço o convite do Pe. Benjamim Morando (Inspetor) em nome da nossa Inspetoria São Domingos Sávio para que eu pudesse iniciar o Curso para Docentes de Salesianidade – Primeiro nível, no Centro Salesiano Regional de Formação Permanente, na cidade de Quito (Equador), no período de 04 a 24 de março de 2012.
Agradeço aos nossos educadores-formadores do Centro Salesiano Regional: Pe. Javier Altamirano, Pe. Julio Olarte, Pe. Fernando Peraza, Pe. Josué (da nossa inspetoria) e Professor Iván (leigo) na transmissão feita com amor e paixão pela histórias e vida de Dom Bosco, nosso pai e mestre.

Éramos trinta e um (31) participantes de diferentes países: Argentina (9), Brasil (4), Guatemala (1), Panamá (1), Costa Rica (1), Nicarágua (1), Chile (2), Colômbia (3), Equador (3), Haiti (2), México (2) e Peru (2). 

O Centro Salesiano Regional todo ele constitui um ambiente educativo e formativo. O estudo é recheado de convivência fraterna com os irmãos e irmãs de diferentes países, com diferentes experiências de vida salesiana. Embora tenhamos (brasileiros) dificuldades de falar a língua espanhola dá para se comunicar, com gestos e com muitas explicações às vezes.

O clima de oração/celebrações ajuda-nos a viver na intimidade com o Deus da Vida, Deus amoroso e misericordioso que Mamãe Margarida e Dom Bosco vivenciaram. Os boas-noites que cada país fazia ajudavam-nos a ampliar mais a visão das ações dos salesianos na América.

A transmissão de conteúdos programáticos constituía a parte mais empolgante do curso. Quando eu via e sentia a empolgação dos formadores ao falar dos contextos históricos e políticos, contextos religiosos e eclesiais, da época de Dom Bosco faziam-me pensar que muito pouco eu conhecia de Dom Bosco. A empolgação a qual eu me refiro é uma atitude bem fundamentada com bases científicas, base histórica, com metodologias apropriadas, estudo feito com clareza, com espírito crítico (não destrutivo) e sistemático.

A metodologia dos estudos incluía ainda estudos pessoais, muita leitura, reflexão, partilha no grupo e apresentação no plenário. Todos trabalhavam com empenho e entusiasmo. Após as apresentações seguiam-se as perguntas que geralmente eram comentadas e respondidas por um homem inteligente, sábio e simples Pe. Peraza. Esse para mim parecia ter vivido com Dom Bosco e parecia ter lido todos os livros sobre Dom Bosco.

Na avaliação todos os grupos de países demonstraram suas alegrias e muita vontade de continuar estudando. Todos os participantes desse primeiro nível estão com vontade de voltar para o segundo nível e assim seguir até o fim.

De minha parte eu quero dizer aos irmãos que vale muito estudar e conhecer as histórias que envolveram a vida e os compromissos que Dom Bosco assumiu na sua época. Agora entendo alguma coisa a mais. Com certeza até o final do Curso conhecerei muito mais.

Quem ainda não começou, tendo oportunidade vá conhecer Dom Bosco. Temos muito que aprender com Dom Bosco, não só conhecê-lo intelectualmente, mas renovar a nossa própria vida, nossa fraternidade, nosso compromisso prático, de convivência com a juventude como Dom Bosco fez com seus jovens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀