EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Imagem de Dom Bosco chega a Brasília para substituir réplica na Catedral

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo D´Asti na Itália, em 1815 e faleceu em Turim, em 1888.  Ainda menino já tinha o desejo em torna-se padre, pois queria trabalhar com crianças e jovens. Em 1859, fundou a Congregação Salesiana e chamou de Salesianos seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales (Sociedade de São Francisco de Sales).

“Aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” dizia Dom Bosco diante do globo terrestre no seu escritório, em 1883. Dias antes, havia sonhado com uma viagem à América do Sul em que contemplava grandes planícies, florestas e lagos. Brasília surgiu exatamente no período e espaço delimitado pelo seu sonho. Dentre os que viam Dom Bosco uma alusão ao surgimento da capital, estava o Dr. Israel Pinheiro, que foi o responsável pela concretização do projeto. Afim de dispor sob a proteção de Dom Bosco as obras, Israel Pinheiro  determinou que o primeiros matérias de construção que chegassem ao canteiro seriam para a construção de uma ermida em honra a Dom Bosco. 

No dia 10 de junho de 1962, em ato solene, juntamente com a Virgem de Aparecida, Dom Bosco foi proclamado segundo Patrono de Brasília.

A Imagem de Dom Bosco chegou de Roma no dia 19 de novembro e irá ficará no Brasil para substituir a réplica que estava na catedral de Brasília (BRASIL). Esta imagem foi entronizada no dia 29 de agosto de 2010, pelo bispo Dom João Braz de Aviz e sua chegada à capital contou com a presença do 9º sucessor de Dom Bosco, o Reitor Mor – Pascual Chávez Villanueva e da família Salesiana do Brasil. 

Esta estátua foi esculpido por Mauro Baldassari, artista de Turin (ITÁLIA). É uma peça única de mármore carrara pesando duas toneladas. O lado direito da imagem (à costas) corresponde as cenas que representam os sonhos de Dom Bosco e o lado esquerdo apresenta a imagem da Catedral de Brasília entre os números dos graus quinze e vinte. A mão direita de Dom Bosco está em posição de acolher aos visitantes que entram na Catedral e a esquerda aponta para o altar onde se encontram Jesus Cristo na Eucaristia e Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Brasília. O corpo esculpido com uma forte concavidade representa sua doação total aos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀