Por Comunicação / Noviciado Sarado Coração de Jesus (MG) –
Os noviços e noviças de várias congregações religiosas, se reuniram para 3º NOVINTER que aconteceu no Centro de Formação Vicentina em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 9 de junho, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre a história da vida religiosa consagrada.
Organizado pela Conferência dos Religiosos no Brasil em Minas Gerais – CRB-MG, o encontro, durante os cinco dias, fez uma imersão ao conhecimento da vida religiosa, onde cada congregação pode apresentar um pouco do seu trabalho.
No primeiro dia (5) a coordenação do NOVINTER partilhou o filme “O Silêncio”, que conta a história dos primeiros Missionários Jesuítas no Japão. O objetivo do filme o de introduzir nos participantes, a história do anuncio do evangelho as dificuldades e até o martírio, que faz parte da história da vida consagrada.
Nos dias que seguiram, uma série de palestras envolveu os participantes que puderam conhecer um pouco mais sobre as congregações. No segundo dia Ir. Rafael Ferreira, da Congregação dos Irmãos Marista, falou sobre a paixão pela vida religiosa, e que ele [os Maristas] entram na vida religiosa por Jesus, pelo qual se enamoram por Ele. Falou também da origem da vida religiosa, o fascínio dos fundadores, pela comunidade de Jerusalém, e a origem das diversas formas de vida religiosa consagrada, como a comunidade de São Basílio.
No terceiro dia, foi abordado a história, as novidades e as contribuições que a Ordem Beneditina trouxe e que ainda persiste na vida religiosa, que tinha como novidade “uma sociedade alternativa de estabilidade e organização de vida e com o ideal de paz, o culto a lectio divina e a liturgia”. A regra beneditina é considerada a regra mais famosa e difundida. Na parte da tarde foi dado o estudo sobre os conhecimentos das ordens medicantes, que surgiram como respostas a exigência do tempo do feudalismo, onde passam a ser itinerantes não mais em mosteiros clausurados.
Os presentes fizeram uma viagem século XVI, no quarto dia do encontro, e viram que na época do renascimento (humanismo), surgiram novas formas de vida consagrada na igreja como exemplo os clérigos regulares, que apresentavam como novidade nessa mudança a defesa da fé (contra os protestantes), a vivencia dos votos para a missão que se identifica com coração apostólico de Jesus. Para encerrar a noite do quarto dia, aconteceu um momento de convivência fraterna onde foi realizado uma noite típica de festa junina na quadra do Carmelo.
Na manhã do ultimo dia, o assunto aprofundado foi o das novas sociedades vida apostólicas, e as de votos simples, que surgiram no século XVII ao XIX, que tem como novidades e mudanças congregações e sociedades de votos simples e como meta a evangelização das terras descobertas. Foi salientado que a maioria das congregações que participam do NOVINTER surgiram nessa época. E Pela parte da noite, teve como atração as apresentações dos carismas das congregações presentes no encontro que através do teatro, dança, música entre outras formas de arte.
Ir. Rafael, encerrou o encontro apresentando um breve resumo sobre as novas comunidades de vida surgidas a partir do movimento da renovação carismática católica, seguida de uma breve avaliação e com um almoço festivo de despedida.