EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

III Encontro de Comunicadores em Manaus

Por Comunicação Inspetoria Laura Vicuña

 

Nos dias 22 e 23 de agosto, a Casa Mornese da Inspetoria Laura Vicuña, em Manaus (AM), acolheu o III Encontro de Comunicação Social no Polo Manaus (Rede Salesiana Brasil/RSB-Comunicação). O encontro teve como tema “Análise de Dados e Avaliação de Processos e Projetos”, com o objetivo de melhorar a Gestão da Comunicação Social nas escolas, obras sociais, paróquias e grupos salesianos das inspetorias FMA e SDB de Manaus.

O curso foi coordenado pelos referentes inspetoriais de comunicação das inspetorias Laura Vicuña (FMA) e São Domingos Sávio (SDB), Irmã Luzinete Freitas e José Luís Almeida, respectivamente. E contou com o assessor da RSB-Comunicação, Guilherme Tell Barbosa Silva, como facilitador da formação do encontro.

A abertura oficial do encontro contou com a presença de Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, provincial da Inspetoria Laura Vicuña, acolhendo todos os participantes e enfatizando que a comunicação deve ser instrumento de verdade e de paz, assim como ensinavam Dom Bosco e Madre Mazzarello. A terceira edição foi o momento de partilhar o caminho percorrido e alinhar as ações, buscando sempre uma maior profissionalização nos processos desenvolvidos.

Com a metodologia do “aprender fazendo”, Guilherme ensinou como levar a efeito a análise de dados e a avaliação de processos e projetos, a partir de ferramentas específicas como o PDCA. Foram apresentados também as estruturas específicas das Redes Sociais no Brasil e no mundo, com as ideias e técnicas de produção de conteúdo. Em grupos, os participantes trabalharam o conceito de “persona”, que define o perfil do público de cada obra salesiana, uma ação de comunicação fundamental para compreender as expectativas do “público” atendido.

Na manhã do dia 23, os participantes receberam a visita do Conselheiro Regional para a América – Cone Sul da Congregação Salesiana, Pe. Natale Vitali, que está realizando a visita extraordinária na Inspetoria São Domingos Sávio (SDB). Na oportunidade, Dom Natale deixou ao grupo de comunicadores, a seguinte mensagem: “A comunicação salesiana começa com Dom Bosco através do livro, e não da internet! Temos que entender que a internet não é só um meio, mas uma cultura. Precisamos entender e estudar a cultura, para entender a cultura da internet. A presença dos salesianos de Dom Bosco e das FMA na internet não é somente para evangelizar, mas, antes de tudo, humanizar. A comunicação deve não somente conhecer a história, como manter a história e o acervo cultural”.

A programação do curso também contou com momentos de troca de experiências, oração, convivência e oficinas de fotografia, filmagem e texto. O Polo Manaus reuniu cerca de 35 participantes bem diversificados das obras salesianas de Manaus (AM) e Porto Velho (RO): comunicadores (Tis, designers, fotógrafos, profissionais de Marketing), professores, gestoras de escolas e do Polo, secretárias, auxiliar administrativa e líderes de Paróquias e movimento/associação.

IMG_7573 (Custom) IMG_0529 (Custom) IMG_7598 (Custom) IMG_7605 (Custom) IMG_7641 (Custom) IMG_0523 (Custom) IMG_7634 (Custom) 20190823_153857 (Custom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀