EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

II Encontro de Pastoral da RSE trata de excelência acadêmica e evangelizadora

Aparecida/SP – Com o tema “Escola Salesiana em Pastoral: excelência acadêmica e evangelizadora” e o lema “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), acontece em Aparecida, SP, de 20 a 23 de agosto, o II Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas (II ENCOPAS). O evento reunirá gestores, diretores e equipes da RSE com o objetivo de aprofundar as exigências pastorais do presente e do futuro da escola salesiana no Brasil.

 Desafios para a educação

Na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, os trabalhos do II ENCOPAS têm início com as palavras de acolhida das diretorias da Rede Salesiana Brasil e da Rede Salesiana de Escolas. Também falará aos presentes, em nome do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a irmã Runita Galve Borja, conselheira internacional do Instituto para a Pastoral Juvenil.

Em seguida, os presentes terão duas palestras. A Profa. Dra. Silvia Regina Alves Fernandes, da UFRJ, falará sobre os “Cenários da realidade na atualidade: desafios para a educação” e o Prof. Dr. Pe. Márcio Fabri dos Anjos, CSSR, tratará sobre os “Fundamentos teológicos para a Pastoral Escolar: educar e evangelizar”. O primeiro dia será encerrado com a Eucaristia e visita de oração na Basílica de Aparecida.

Nos dias 21 e 22, a programação inclui outras palestras com professores universitários e especialistas. “Fundamentos cristológicos para a Pastoral Escolar: seguir o Mestre Jesus Cristo” é o tema abordado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, da PUC-SP. O Prof. Dr. Pe. Marcos Sandrini, SDB e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, falará sobre “Fundamentos eclesiológicos da escola católica: identidade e missão”. O Prof. Dr. Maurício Perondi, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, ministrará palestra sobre “Pastoral e juventudes: ir aos pátios existenciais”. A última palestra será de Ir. Maria del Carmen Canales, do Instituto das FMA, sobre “Projeto educativo pastoral: uma educação integral que evangeliza”.

Nos dois dias, no período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos, para aprofundar as reflexões sobre questões específicas relacionadas a educação, educação salesiana, pastoral e juventudes.

Será realizada no final da tarde de 21 de agosto uma mesa redonda sobre “O futuro da escola salesiana: desafios e caminhos na atualidade”. Coordenada pelo Pe. Nivaldo Pessinatti, SDB, a mesa terá como debatedores: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB; Ir. Runita Galve Borja, FMA; Renan Luis Demeterko Silva, coordenador da AJS, e Cristina Matiele Alves Rego, vice-coordenadora da AJS. Em seguida, será feita a leitura e aprovação da carta de compromisso dos participantes.

O II ENCOPAS encerra-se no domingo, dia 22, com missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por dom Raimundo Damasceno e concelebrada por dom Tarcísio Scaramussa e pelos padres presentes. Haverá transmissão ao vivo pela TV Aparecida e pela TV Cultura.

Por Ana Consenza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀