EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

II Encontro Continental de delegados inspetoriais para a Animação Missionária

No período do dia trinta (30) de outubro a três (3) de novembro aconteceu, em Cumbaya (Quito/Equador), o Encontro para Delegados Inspetoriais para a Animação Missionária, com a presença do Pe. Vaclav Klement, do Dicastério das Missões. Estavam presentes seus colaboradores: Pe. Alfred Maravilla e Pe. Stanislaw Rafalko. Pe. Rafael Andrés Borges, do Dicastério de Pastoral, animou o Encontro.

Estavam presentes representes de quase todas as inspetorias salesianas da Interamérica, América latina e Cone Sul. O Encontro foi um momento bem fraterno, de intercâmbio de experiências, estudos, aprofundamentos e de construção de projetos para que a Animação Missionária aconteça em todos os contextos da vida salesiana.

Este encontro era a continuidade de outros encontros que já aconteceram, visando fortalecer a Missão Continental e impulsionara Evangelização. Para isso nós salesianos precisamos construir a cultura missionária em nossas inspetorias, construir experiências e práticas missionárias em nossos contextos salesianos (colégios, paróquias, universidades, oratórios, centros juvenis, seminários, casas de formação…) e preparar os missionários para missão ad gentes.

O tema central desse encontro foi a Cultura Missionária na Inspetoria. Para tanto diversas inspetorias expuseram suas práticas de formação missionária, partilharam suas belas práticas, mostraram como acontece vivência da cultura missionária. Dentro desse contexto de vivência e construção de práticas diferentes insistiu-se muito sobre a necessidade de fortalecer a sinergia inspetorial da missão salesiana: serviços da Pastoral Juvenil, da Comunicação e das Missões.

Para mim foi um momento muito importante de olhar as diversas realidades salesianas e diversas práticas de viver a cultura missionária. Olhando para tais práticas partilhadas eu percebia que a nossa inspetoria também possui muitas práticas bonitas, mas falta-nos escrever, produzir subsídios, publicação desses trabalhos em forma de livrinhos. Talvez alguns de nós salesianos tenhamos que nos aventurar no mundo da escrita, produção de textos, textos celebrativos, orações, cantos e temas diferentes que podem ser utilizados em diferentes obras salesianas de nossa inspetoria.

O encontro concluiu-se no dia três (3) de novembro com a aprovação de um texto que trata sobre a Cultura Missionária Salesiana, com os seguintes pontos: 1. O que é? Em que consiste a Cultura Missionária? 2. Quem vive essa cultura? 3. Para que? Finalidade. 4. Como se vive? Pedagogia. Quando? 5. Tempos e fases. 6. De onde se vive? Contextos culturais. 7. Processos estratégicos para desenvolver-se no tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀