Os alunos do Centro do Menor de Porto Velho-RO, realizaram uma fantástica campanha contra as drogas, na qual o tema foi Vida Sim, Drogas Não. A semana foi marcada com palestras, dois depoimentos emocionantes de jovens que se drogavam e que agora fazem tratamento em casas de recuperação, também o depoimento que marcou muito de um Deputado Estadual de Rondônia que contou sua história de dependência em cocaína, e não podemos deixar de mencionar a participação do Diretor do Conselho de Entorpecentes do Estado de Rondônia, Jair Ferreira de Queiroz, que esclareceu muito sobre o tema abordado em sua palestra sobre Conhecimento e Prevenção.
Essa campanha foi pensada com o intuito de conscientizar os adolescentes e jovens do Centro do Menor e redondeza, pois na área onde se encontra a comunidade educativa, existem as chamadas bocas de fumo, onde se comercializa vários tipos de drogas, onde a maior participação é de jovens, nos quais poderiam estar ocupando seu tempo com uma profissionalização.
No fechamento da semana, aconteceu a passeata. Foi muito boa, a participação dos alunos foi a melhor possível, na passagem por uma das avenidas mais famosas de Porto Velho, a Sete de Setembro, causou maior impacto. A população parava e cantava junto com os alunos, que cantavam alegremente o hino da campanha Dizer não às drogas é dizer sim a vida.
Depois de todas as atividades encerradas, foi realizado um feedback com os alunos e perguntando: – se alguém lhe oferecer drogas, qual seria sua reação? Uma das respostas foi a seguinte: Eu tomaria um susto e sairia correndo, mas antes de correr eu diria a essa pessoa Eu quero é viver essa é uma frase que compõe o hino da campanha.
Maior alegria não existe do que ver frutos do trabalho rendendo. E com plena certeza esse trabalho rendeu e renderá muitos frutos para nossos jovens. Que essa semana seja lembrada e vivida intensamente por cada um que fez parte dessa II Campanha em favor da vida.