EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

II Assembleia da Juventude ribeirinha do baixo rio Madeira

Aconteceu na comunidade de Cachoeirinha, no município de Manicoré, às margens do Rio Madeira, do dia 14 a 16 de maio de 2010, a II ASSEMBLÉIA DA JUVENTUDE RIBEIRINHA DO BAIXO RIO MADEIRA, promovida pela Pastoral da Itinerância e Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

O evento teve como objetivo geral continuar o processo de reflexão crítica com os jovens ribeirinhos iniciado com a I Assembléia Juvenil Ribeirinha em julho de 2009, estimulando-os a aprofundarem o sentido da vida e a serem os promotores e testemunhas de valores humanos em vista de um futuro melhor para si e suas comunidades.

O evento teve como lema: “Viver e não ter a vergonha de ser Feliz”, propondo o tema do sentido da Vida como centro das reflexões. Participaram do evento 8 grupos de jovens somando um total de 115 pessoas provenientes de 08 comunidades ribeirinhas. As atividades aconteceram no Centro Social da Comunidade anfitriã. Os participantes foram acolhidos na Escola Municipal, famílias e outros ficaram hospedados em barcos.

Ao fazer a abertura do evento, o padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), pároco, tomando a palavra e dando oficialmente as boas vindas a todos os participantes apresentou a justificativa da II Assembléia da Juventude Ribeirinha dizendo que no “acelerado processo de mudanças que vem ocorrendo nas comunidades ribeirinhas os jovens estão ao centro e sendo acusados de serem promotores de sérios problemas como a violência, a drogadição e alcoolismo. É verdade! Mas os jovens não são somente sujeitos, mas sobretudo, lamentavelmente vítimas. Todos esses fenômenos acusam que os jovens estão convivendo uma vida com séria carência de sentido. Há muitas causas que concorrem para isso. A Igreja Católica, quer, através da sua ação pastoral juvenil, dar a sua parcela de contribuição para a mudança dessa realidade; o processo de mudança positiva dessa realidade juvenil será fruto do trabalho conjunto e da educação para a assimilação de valores e aprofundamento do sentido da vida como Dom de Deus e Responsabilidade humana”.

Esta II Assembliéia da Juventude Ribeirinha contou com a valiosíssima contribuição do Dr. Wilson Gonzaga médico, psiquiatra e coordenador do Centro de Atendimento Psiquiátrico de Manicoré; da senhora Teresinha Sadamori representante da HANDs (ONG japonesa), que juntamente com sua equipe refletiu sobre o alcoolismo através de dinâmicas e trabalhos em grupos e também, uma vez que se refletia sobre o sentido da vida, a voluntária italiana Sabrina Colombo deu a todos o seu valioso testemunho de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀