EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Igreja em Estado de Missão

Manaus/AM – Para ser missionário é preciso aderir a Jesus Cristo, nosso Salvador. Esta verdade brota do mais profundo do nosso ser e nos coloca numa atitude de permanente escuta e ação. Foi movida por isto que a nossa Igreja de Manaus organizou e realizou o 2º. Congresso Missionário Arquidiocesano nos dias 29 e 30 de outubro com o tema: A missão renova a Igreja, revigora a fé e dá novo entusiasmo.

Nos dias do Congresso mais de mil e seiscentos delegados e delegadas, sem contar o pessoal de equipes de apoio, provenientes dos 12 Setores que compõe nossa arquidiocese, estiveram reunidos em 5 núcleos de trabalhos para autoavaliar nossa missão e rejuvenescer o rosto da Igreja diante dos desafios que os tempos nos colocam.

Tive a oportunidade de assessor, com a colaboração da Irmã Alzira, um desses núcleos. Ali refletimos sobre o nosso ser Igreja hoje à luz do Espirito Santo de Deus que “Torna nova todas as coisas”.

Baseados no método VER, JULGAR E AGIR, adentramos em questões fundamentais da missão católica nesta grande cidade, compreendendo toda a região de periferia e do interior. A Palavra de Deus nos guiou em todo o processo, pois é ela a grande animadora. Baseados no texto de Lucas 24, 13-35 fizemos o longo caminho de Emaús. Passamos pela experiência dos medos, das frustrações e das queixas que os delegados trouxeram, para o salto significativo de alegria e entusiasmo que concretiza o futuro da missão.

No VER a palavra chave que nos orientou foi DESNORTEAMENTO. Na verdade, diante de tantos ruídos, crenças, problemas políticos, sociais, eclesiais e econômicos, estamos como que desnorteados e cegos. A tentação é de abandonar a cruz do Senhor e voltar para o lugar estreito de nosso comodismo, busca de poder e alienações. É preciso, então, enxergar, reconhecer que o Senhor está presente e caminha conosco. Superar, portanto, as queixas e os desânimos para saber caminhar sem medos e superar os desafios.

No JULGAR nos detivemos na questão da ESSENCIALIDADE. Somente Jesus Cristo é o essencial, a luz verdadeira, que faz arder nosso coração de discípulos missionários. É ele que, nas trevas do desnorteamento, nos indica o caminho a seguir e nos convoca a voltar à missão a partir da redescoberta da pessoa humana que deve ser cuidada e evangelizada, da vida em comunidade como lugar do encontro profundo com Deus na oração, na partilha e na superação da descrença, por fim, da transformação da sociedade marcada pela indiferença, consumo, violências e ânsia de poder. Precisamos superar a crise das queixas e acreditar que é possível realizar coisas novas movidos pelo Espirito de Deus.

No AGIR não criamos novas leis e compromissos, apenas nos comprometemos em colocar em prática as indicações já presentes no Plano de Evangelização da Arquidiocese, dando continuidade ao que já realizamos com novo ardor, novos métodos e expressões. O fundamental é assumir a conversão pastoral como a base de renovação permanente, pois, somente pessoas convertidas, com nova mentalidade, poderão ser os “carteiros de Deus” numa sociedade que parece não querer mais ler e sequer ouvir a mensagem de Jesus Cristo.
O Congresso terminou com uma grandiosa e surpreendendo Caminhada Missionária que reuniu mais de 20 mil pessoas. Partimos alegres do da base do velho presídio da cidade, o lugar estreito do crime e do limite, para o pátio da igreja São José Operário que nos acolheu na celebração eucarística. Uma festa de fé que revigorou nossas entranhas missionárias, um novo Pentecostes para a Igreja de Manaus. 

Foi também significativo ver a presença de numerosos jovens que, em comunhão eclesial, ao redor do seu bispo, celebraram alegremente o seu dia. Ali estavam eles e elas, o presente e o futuro da Igreja, caminhando a passos largos, mas juntos, numa sinergia de comunhão e participação. Parabéns juventudes pelo DNJ, parabéns congressistas por este evento maravilhoso, parabéns Povo de Deus que atendeu ao convite de Dom Luis e se fez presente. Como o nosso querido bispo bem disse: “Vamos pra frente sem medo porque Deus caminha conosco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀