EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

IES Católicas reúnem-se em Brasília

Brasília/DF – Aconteceu no período de 28 a 30 de setembro, em Brasília, o IV Encontro de Pró-reitores e Diretores de Graduação das Instituições de Ensino Superior. O evento, que teve como tema, “Os desafios das Instituições Superiores de Educação Católica no atual Contexto Educacional Brasileiro” foi promovido pela Associação Nacional de Educação Superior Católica (ANEC) e reuniu 34 participantes de instituições como: PUC (SP, MG, RS, RJ), UNISAL (SP), São Camilo, Unisinos, Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-AM), Universidade Católica Dom Bosco (MS) entre outras.

A vice-diretora acadêmica da FSDB, professora Meire Botelho, que pelo segundo ano consecutivo atuou como cerimonialista, representou a instituição durante os três dias do encontro. Este ano, os objetivos foram discutir as perspectivas da IES Católicas no atual Contexto Educacional Brasileiro; Partilhar os processos de gestão de Ensino Superior em IES Católicas a partir de cases de sucesso na auto-sustentabilidade das instituições e analisar os impactos do conceito preliminar de cursos de graduação.

A programação iniciou no dia 28 com a discussão sobre “As Contribuições das IES Católicas para a Educação Brasileira” e teve como conferencista o Prof. Dr. Luiz Alberto Gomes de Souza – Diretor do Programa de Estudos Avançados em Ciências e Religião da Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. No dia 29, foi a vez do professor Doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) expor o tema “Conceito Preliminar de Curso”. As palestras “O espaço das IES Católicas no cenário educacional atual entre a expansão das Universidades Públicas e a abertura para o mercado das Universidades particulares e Perspectiva da Educação Católica no Brasil” também foram apresentadas pelos professores doutores, João Decio Passos, Vice-reitor Comunitário da PUC-SP, Maria Inês Martins, Pró-reitora de Graduação da PUC-MG e Dom Orani Tempesta, arcebispo de Belém e Presidente da Comissão para Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. No último dia, os grupos de trabalho fizeram os encaminhamentos para a elaboração de um documento oficial a ser encaminhado via ANEC às autoridades competentes sobre a situação das IES Católicas. O encerramento deu-se com a avaliação do evento e a eleição da Comissão Organizadora do V Encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀