EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

IES Católicas reúnem-se em Brasília

Brasília/DF – Aconteceu no período de 28 a 30 de setembro, em Brasília, o IV Encontro de Pró-reitores e Diretores de Graduação das Instituições de Ensino Superior. O evento, que teve como tema, “Os desafios das Instituições Superiores de Educação Católica no atual Contexto Educacional Brasileiro” foi promovido pela Associação Nacional de Educação Superior Católica (ANEC) e reuniu 34 participantes de instituições como: PUC (SP, MG, RS, RJ), UNISAL (SP), São Camilo, Unisinos, Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB-AM), Universidade Católica Dom Bosco (MS) entre outras.

A vice-diretora acadêmica da FSDB, professora Meire Botelho, que pelo segundo ano consecutivo atuou como cerimonialista, representou a instituição durante os três dias do encontro. Este ano, os objetivos foram discutir as perspectivas da IES Católicas no atual Contexto Educacional Brasileiro; Partilhar os processos de gestão de Ensino Superior em IES Católicas a partir de cases de sucesso na auto-sustentabilidade das instituições e analisar os impactos do conceito preliminar de cursos de graduação.

A programação iniciou no dia 28 com a discussão sobre “As Contribuições das IES Católicas para a Educação Brasileira” e teve como conferencista o Prof. Dr. Luiz Alberto Gomes de Souza – Diretor do Programa de Estudos Avançados em Ciências e Religião da Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. No dia 29, foi a vez do professor Doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) expor o tema “Conceito Preliminar de Curso”. As palestras “O espaço das IES Católicas no cenário educacional atual entre a expansão das Universidades Públicas e a abertura para o mercado das Universidades particulares e Perspectiva da Educação Católica no Brasil” também foram apresentadas pelos professores doutores, João Decio Passos, Vice-reitor Comunitário da PUC-SP, Maria Inês Martins, Pró-reitora de Graduação da PUC-MG e Dom Orani Tempesta, arcebispo de Belém e Presidente da Comissão para Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. No último dia, os grupos de trabalho fizeram os encaminhamentos para a elaboração de um documento oficial a ser encaminhado via ANEC às autoridades competentes sobre a situação das IES Católicas. O encerramento deu-se com a avaliação do evento e a eleição da Comissão Organizadora do V Encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀