EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

I Seminário diocesano discute violência e extermínio de jovens

campanha

São Gabriel da Cachoeira/AM – A pastoral da Juventude da Diocese de São Gabriel, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e o Centro Juvenil Salesiano, realizou no último final de semana, dias 26 e 27 de outubro, o I Seminário Diocesano da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens.

A iniciativa faz parte do projeto da Pastoral em buscar caminhos de compreensão dos altos índices de violência contra jovens no Rio Negro e da necessidade de construir um itinerário formativo com orientações ao enfrentamento desta questão.

Foi adotado para o seminário o método Ver, Julgar e Agir. Ver: Olha a realidade – Análise de conjuntura; Refletir: Como somos atingidos pela violência e quais suas formas mais gritantes; Agir: Ações que deveremos assumir para a promoção da vida. As diretrizes de enfrentamento foram elaboradas a partir das discussões nos grupos de trabalho, divididos em cinco temáticas consideradas urgências irrenunciáveis: 1- Exploração sexual infanto-juvenil; 2- Álcool e outras drogas; 3- Violência escolar; 4- Suicídio; 5- Saúde/esporte/cultura – Este último eixo surgiu nas rodas de conversas preparatórias ao seminário como elemento estratégico de prevenção a violência e qualidade de vida dos jovens.

Assessorou o diálogo, o jovem Jhonata Vicente, coordenador estadual da campanha, colaborador engajado da PJ e colaborador de movimentos sociais em Manaus. Participaram do seminário jovens representantes da paróquia de Barcelos, Santa Isabel, Cucuí, Taracuá, Iauareté, Pari Cachoeira, D. Bosco e Catedral, movimentos estudantis e grupos juvenis de diversas vertentes.

Significava foi também a presença dos salesianos e salesianas. Os padres José Jacinto, Reginaldo Cordeiro, Justino Sarmento e as irmãs Lidyane Viana, Regina Gomes, Justina e Firmina colaboraram nas salas temáticas como facilitadores e em toda a organização do evento.

Para concluir as atividades foi realizado a Marchar em defesa da Vida dos Jovens pelas ruas da cidade, parando em lugares estratégicos como a delegacia, hospital, prefeitura, promotoria, praça com altos índices de violência. Em cada parada uma reflexão e convocação da sociedade ao debate e a iniciativa de transformação. Nossa marcha foi concluída na orla da praia com apresentações culturais, canto e dança, antecipando assim a comemoração do Dia Nacional da Juventude que este ano trouxe para a roda de conversa o tema: Juventude e Vida e lema: Qual vida vale a pena ser vivida?

Foi formada ainda uma equipe mista de reflexão que deverá sintetizar as observações feitas pelos jovens, e pensar como gestores, animadores de pastoral, educadores, participantes de movimentos e conselhos, quais os encaminhamentos que podemos dar para estas problemáticas. Não se trata de elaborar planos grandiosos de como acabar com a violência, esta é nossa utopia, nosso caminho de todo dia. A ideia e pensar ações práticas em três níveis: pessoal, comunitário (institucionais), poder público, definir responsabilidades individuais e coletivas, criando assim uma rede de atenção e cuidado dos jovens.

Um agradecimento todo especial a jovem Claudia Ferraz, presidente do conselho da juventude, ao senhor Agemiro Teles, presidente do conselho da saúde, Sr. Catarino, vereador, ao jovem Edinho Gonçalves vereador eleito, Edimar Saldanha, presidente do conselho tutelar, a senhora Francinete Soares diretora em exercício do IFAM-SGC, a Irmã Justina, presidente do CMDCA, ao capelão do exército Pe. Valter, Socorro Borges, secretaria municipal da juventude – SEMJEL, pelas intervenções e colaborações em nossa reflexão.

Que o Senhor da Vida, conceda a todos nós a coragem profética de luta por vida Plena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀